Respostas
Resposta: frequência cardíaca e lactato, para que o fisiologista e o preparador físico possam definir a carga fisiológica adequada ao futebolista.
Para se ter o correto entendimento da carga fisiológica adequada ao futebolista durante a atividade competitiva (jogo), as observações devem ser feitas durante o jogo oficial. De acordo com Bangsbo, Nor- regaard e Thorso (1991), Reilly (1994a) e Hoff (2005), a distância total percorrida durante o jogo dá uma idéia geral da carga fisiológica exigida do futebolista. Entre- tanto, para um diagnóstico mais preciso da carga fisiológica e para a estruturação ra- cional do treinamento é necessário identi- ficar outros fatores além da distância total percorrida. Segundo Bangsbo (1994c) e Reilly (1994b), os fatores a serem identificados são: intensidade das ações dentro da
distância total percorrida; porcentagem da distância percorrida em intensidade máxima no primeiro e no segundo tempo; duração, distância e número das ações motoras de alta intensidade; número de sprints (cor- ridas de curta distância em alta velocidade); pausa entre os sprints; duração das ações com bola e sem bola; pausa entre essas ações; formas de deslocamentos (frente, costas, lateral); frequência cardíaca de jogo; concentração de lactato; porcentagem do consumo máximo de oxigênio, etc.