• Matéria: História
  • Autor: alanafit07
  • Perguntado 4 anos atrás

Estabeleça uma relação entre a igreja católica e o imaginário que envolveu as grandes navegações?

Respostas

respondido por: kauanftc
2

Resposta:

Explicação:

Vamos lá! As grandes navegações foram um marco histórico pois levou o homem a explorar outras terras, desbravar novos horizontes. O pioneiro, quem começou as grandes navegações foram os Portugueses, os portugueses estavam passando por um ótimo momento, eles não estavam mais em guerra com nenhuma outra nação, tinha tecnologias nauticas, e foram o primeiro país a se tornar um Estado Moderno.

A religião de Portugal na época era a religião católica, a igreja de certa forma apoiava as grandes navegações porque a ideia dela era expandir o catolicismo para outras regiões, converter em novos fiéis para que ela possa crescer e desenvolver um poderio religioso.

Existia as crenças que existiam monstros marítimos que derrubavam embarcações e que o oceano tinha um limite, após esse limite se caia no mais extremo profundo!

A crença dos navegadores era muito importante para que eles conseguissem enfrentar essas adversidades, grande parte delas naturais. Isso ficou marcado quando Bartolomeu Dias chegou no chamado Cabo das Tormentas no Sul da Africa do Sul, onde uma tempestade muito forte fez com que Bartolomeu não conseguisse chegar nas índias e tivesse que voltar. Ali boatos dizem que os marinheiros portugueses oravam pela salvação!

Ou seja, eu imagino que seja essa foto de incentivo e segurança para os marinheiros, não só portugueses, mas de outros países que tinham a religião católica!

Perguntas similares