10. A economia-mundo foi reforçada quando as empresas transnacionais cruzaram as fronteiras dos Estados nacionais, deslocando seu capital para regiões que atendiam de forma mais adequada a seus interesses econômicos. Com a globalização, porém, outros problemas, em âmbito mundial, foram se tornando cada vez mais evidentes, exigindo soluções. Abaixo encontram-se proposições relativas a essas questões. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) O acirramento da divisão Norte × Sul, baseado em critérios socioeconômicos, apresenta como destaque o grande contingente de nações subdesenvolvidas, observando-se que os países emergentes convivem com os da África Subsaariana, marginalizados da economia global.
( ) A transmissão em tempo real de acontecimentos de qualquer parte da Terra é fruto do avanço das telecomunicações, como ocorreu com a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão, importante Tigre Asiático e segunda maior economia do planeta, respectivamente.
( ) A dimensão cultural da globalização é necessária para o estabelecimento das grandes corporações transnacionais e se manifesta por meio da música, da televisão e de filmes, sugerindo ao mundo um padrão de vida e consumo a ser seguido por todos.
( ) O terrorismo e qualquer outra atividade do crime organizado, como as máfias e o tráfico de drogas, de mulheres e de crianças, encontram mais facilidades para expandir suas ações criminosas graças aos avanços tecnológicos das comunicações, oriundos da Revolução Técnico-científica e Informacional.
( ) A globalização da pobreza, a parte cruel da atual fase do capitalismo, caracterizada pelas diferenças cada vez maiores entre ricos e pobres, quer sejam indivíduos, regiões ou países, tem gerado protestos em várias partes do mundo, como ocorreu no Fórum Social Mundial, realizado recentemente em Porto Alegre.
11. Com relação a algumas características socioeconômicas dos países
subdesenvolvidos, assinale Verdadeiro ou Falso.
a) ( ) Forte influência de empresas multinacionais que controlam grande parte da economia, além de considerável dívida para com bancos estrangeiros.
b) ( ) Nível científico e tecnológico elevado, com altas taxas de escolaridade proporcionando um grande crescimento industrial.
c) ( ) Elevado nível de vida da população, com boas condições de alimentação e habitação, além de elevada eficiência na prestação de serviços.
d) ( ) Agricultura intensiva com elevados índices de produtividade resultantes do emprego de tecnologia avançada.
e) ( ) A população apresenta no seu conjunto elevado nível de vida com baixas taxas de mortalidade infantil e de expectativa de vida.
Respostas
As questões trabalham a geografia política e as relações econômicas. Vamos entender o que se pede em cada uma:
10.
a. VERDADEIRO. A divisão norte x sul divide o mundo em países desenvolvidos x subdesenvolvidos / emergentes. Os países subdesenvolvidos e emergentes estão concentrados no hemisfério sul, e cada vez mais a discrepância entre esses dois grupos cresce.
b. FALSO. Em 2010 a China ultrapassou o Japão e se tornou a 2° maior economia do mundo.
c. VERDADEIRO. Com a globalização, é compartilhado o "ideal de vida americano", padronizando o estilo de vida em vários locais do mundo.
d. VERDADEIRO. Com a globalização das informações, ficou mais fácil conseguir viajar entre países ou organizar grandes feitos como terrorismo ou tráfico. A velocidade com que as informações chegam é muito rápida.
e. VERDADEIRO. A globalização possui um lado ruim: aumenta as desigualdades entre pobres e ricos.
11. De acordo com as características dos países considerados subdesenvolvidos, podemos afirmar:
a. VERDADEIRO. Os países subdesenvolvidos são dependentes de tecnologias estrangeiras, e geralmente possuidores de mão de obra e matéria prima baratas, fator que atrai multinacionais. As dívidas nos bancos externos são constantes devido a baixa produtividade de riquezas desses países.
b. FALSO. Os países subdesenvolvidos são dependentes de tecnologias estrangeiras justamente por não terem níveis científicos e tecnológicos altos. O setor primário ( agricultura e pecuária) é o mais desenvolvido nesses países, e o setor secundário, das industrias, é o menos desenvolvido.
c. FALSO. Os países subdesenvolvidos tem índices de qualidade de vida baixos, com desigualdades extremas, concentração de riquezas e terras e índices de natalidade e mortalidade muito altos. Algumas doenças que já foram erradicadas em países desenvolvidos ainda estão presentes nesses países e matam muitas pessoas por dia - como difteria, tuberculose e outras doenças que já possuem vacina.
d. FALSO. A agricultura nos subdesenvolvidos é extensiva, sem emprego de máquinas ou de mão de obra qualificada, devido as baixas condições tecnológicas e monetárias desses países.
e. FALSO. Os índices de mortalidade infantil são altos, embora a expectativa de vida realmente seja baixa. A fome, precárias condições de vida e doenças são alguns dos fatores que influenciam nessas taxas, além da falta de tecnologias na área da saúde.
Saiba mais sobre capitalismo e socialismo em:
brainly.com.br/tarefa/345345
Espero ter ajudado!