• Matéria: Português
  • Autor: valsilvaguest
  • Perguntado 4 anos atrás

Os movimentos artísticos e culturais tendem a se opor ao movimento anterior e isso não é diferente quando se trata do Romantismo em relação ao seu predecessor, o Iluminismo.

Você precisa apresentar uma palestra justamente sobre as diferenças entre esses dois momentos para uma turma de uma escola de Ensino Médio.

a) Como você explicaria isso, levando em consideração seu público, que não é especialista no assunto?

b) Como você faria para ensiná-los a analisar esses dois movimentos? Dê uma sugestão prática

Respostas

respondido por: cristinasjc9
3

Resposta:

Padrão de resposta esperado

a) O Iluminismo, movimento do século XVIII, também ficou conhecido como o Século das Luzes e prezava, em primeiro lugar, a razão. Nessa época, as pessoas preocupavam-se em conhecer o mundo ao seu redor através dos experimentos, da observação e da ciência. A natureza deveria ser útil ao homem como fonte de modernidade e de progresso – pense em Newton com sua lei da gravitação universal e com outras inúmeras descobertas feitas por ele a partir da análise dos fenômenos naturais. Depois de um tempo, toda essa razão em demasia começou a cansar, a sufocar.

Então, surge o Romantismo, ainda no século XVIII, que se volta para o sentimento, para as emoções, para os sonhos, para o inconsciente – para o que se passava no fundo dos indivíduos, nos seus corações. A natureza continua sendo muito importante, mas agora não é vista como algo a ser tornado útil, mas como fonte de beleza e de inspiração.

b) Para analisar esses dois movimentos com o público, poderiam ser apresentadas pinturas do Iluminismo e do Romantismo. Assim, essas diferenças poderiam ser explicadas de uma forma bastante clara e visual. O público poderia ser convidado a observar as diferenças entre as pinturas antes de o palestrante iniciar a explicação. Dessa forma, eles seriam motivados a se engajar no tema e na proposta.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares