O infarto agudo do miocárdio (IAM) é a morte das células de uma região do músculo cardíaco por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstruí-las. O diagnóstico é geralmente feito por um serviço de saúde de emergência, com base nos sintomas e nos resultados do eletrocardiograma - que, em muitas situações, sugere a interrupção da circulação no coração, e de exames de sangue que medem o nível de enzimas resultantes da destruição de células cardíacas.
Sobre os marcadores cardíacos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A troponina é um complexo de três proteínas que regulam a interação da miosina com a actina no processo contrátil: troponina T, troponina I e troponina C. A troponina I é considerada o padrão ouro para diagnóstico de IAM.
CORRETA
b.
Resultados de creatinofosfoquinase – fração MB (CKMB) maior que 25% do resultado de creatinofosfoquinase total é patognomônico do IAM.
c.
A lactato desidrogenase é uma enzima da classe das oxidorredutases específica do músculo cardíaco.
d.
A dosagem de troponina T elevada é específica de infarto agudo do miocárdio, sendo desnecessária a dosagem concomitante de creatinofosfoquinase – fração MB (CKMB) para o seu diagnóstico.
e.
A troponina I e CKMB começam a alterar cerca de 24 horas após o infarto miocárdico.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra b)
Espero ter ajudado♥
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás