Porque apesar das pessoas pertencerem toda a mesma espécie homo sapiens elas não são exatamente iguais?
Respostas
Biologicamente falando, possuímos muitas semelhanças. Todos possuímos um mesmo ancestral comum, o funcionamento do corpo, as necessidades básicas, nossa condição humana, somos formados por células, etc.
Mas há diversos fatores que nos tornam diferentes, como a personalidade, o comportamento, as atitudes, as características físicas, o meio cultural em que estamos inseridos, impressões digitais únicas, o caráter, entre outras características. É impossível os nossos genes serem iguais, mesmo entre irmãos, visto que o nosso adn é selecionado aleatoriamente. O nosso corpo vai-se adaptando ao longo dos séculos ao ambiente em que vive, logo é notável que em várias zona do mundo as populações sejam diferentes.
Resposta:
Dentro de uma espécie existem variações genéticas que permitem uma diversidade entre indivíduos. Estas variações genéticas podem refletir na diferença entre aparência, capacidade de resistir melhor ou não uma doença, ter tendência de engordar ou se manter magro, tendência a ter câncer ou depressão, ser uma pessoa mais agressiva ou mais calma, suportar melhor o frio ou calor dentre outros. Além dos fatores genéticos o ambiente também influencia muito a diversidade, tanto por questões culturais, políticas e religiosas quanto pela expressão genética também. Nossos genes se expressam sob condições específicas. Por exemplo, se uma pessoa com pele morena se mudar para o Japão e morar lá por anos a pele dela ficará mais pálida. Isso por conta da questão climática, mas isso acontece por conta da expressão genética para a produção de melanina que é afetada pelo clima do ambiente e produzirá menos melanina.