O termo signo vem do latim signum, de onde vieram diversas outras palavras bastante comuns na Língua Portuguesa: sinal, senha, sino, insígnia, etc. Todas essas palavras têm algo em comum, passam a ideia de sinalizar, indicar, representar alguma coisa. Representar talvez seja o termo que melhor se relaciona com o conceito de signo.
O americano Charles Sander Peirce desenvolveu estudos que deram origem à organização dos signos em três categorias: Ícones, Índices e Símbolos.
Sobre essas categorias, assinale a alternativa correta:
a.
O signo do tipo ícone apresenta uma relação de causa e efeito e provoca a interpretação de uma mensagem pelas pistas.
b.
Se a relação é arbitrária, criada por convenção, temos os signos de símbolos. Dentre eles, está a principal convenção social – o nosso idioma.
c.
O signo do tipo índice direciona a comunicação pela semelhança e provoca à interpretação
Respostas
respondido por:
4
Segundo Charles Sanders Peirce, os signos podem ser definidos como elementos que representam algo. Sendo assim, é uma coisa que representa outra coisa.
Os signos só podem ser assim definidos quando carregam o poder de representar, ou ainda, substituir algo que seja diferente deste. Sendo assim, pode-se afirmar que o signo do tipo ícone é aquele que leva em consideração a semelhança entre objetos, e o signo do tipo índice é desenvolvido por meio da interpretação entre ambos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás