O Pensamento medieval é chamado de Teocentrista. Já no renascimento, a mentalidade do povo europeu passa por uma transformação e passa a ser classificada como Antropocentrista. Explique a diferença dessas duas mentalidades.
Respostas
O teocentrismo é a crença que tem Deus com centro de tudo. O Antropocentrismo é a quando o homem se torna o centro de tudo.
Resposta:
vamos entender o contexto histórico;
na idade média, antes do renascimento a igreja comandava todos os paranauê, inclusive o modo de ver o mundo. Você tinha que ver que Deus era o centro de tudo (Teo = Deus, teocentrismo, deus ao centro, sacou?), porém isso perdurou até quando o ser humano começou se questionar sobre se era isso mesmo. Com o movimento renascentista, nos tivemos a transição (pela queda da influência da igreja, sendo uma delas a reforma protestante, e pelo movimento renascentista) de enxergar que a vida, era somente para Deus, e começamos à nós colocar ao centro das razões, ou seja, invés da gente viver para adorar somente a Deus, nos começamos a nos valorizar, e pensar no nosso próprio bem estar (algo que na época era criticado). "antropocentrismo" é o nome dessa mentalidade.