• Matéria: História
  • Autor: luanaforlin9
  • Perguntado 4 anos atrás

faça um breve texto explicando a passagem do trabalho artesanal para o industrial,explicando as consequências para a vida toda dos trabalhadores europeus no século xix​

Respostas

respondido por: SabrinaSantarem
1

Resposta:

Antes do surgimento das fábricas o artesanato era o principal meio de organização do processo produtivo de utensílios básicos utilizados no cotidiano, tais como móveis, ferramentas e roupas. Os artesãos conheciam todas as etapas de fabricação de uma mercadoria: compravam a matéria-prima, confeccionavam o produto e vendiam-no.

A produtividade dependia do ritmo e da habilidade do artesão. Por isso, o artesanato não garantia uma produção volumosa. Ainda convivemos com esse tipo de produção, porém, o artesanato voltou-se para a produção de artigos de luxo, peças artísticas e de decoração etc.

No século XV, desenvolveu-se o sistema doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir certas peças. Estes empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final.

Mesmo trabalhando no sistema doméstico, o artesão ainda mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas de produção da mercadoria e controlava o tempo necessário para a execução de cada tarefa.

Os novos processos de organização das fábricas e da força de trabalho implantados pela Revolução Industrial com sua maquinofatura provocaram mudanças de fácil percepção:

Nestes sistemas o artesão deixou de ser o dono dos instrumentos;

O local de trabalho passou a ser nos galpões das fábricas; e,

os trabalhadores passaram a ceder a sua força de trabalho em troca de um salário.

Explicação: Espero ter ajudado

Perguntas similares