Respostas
Resposta:
Alguns dos principais problemas que colaboraram para essa crise foram:
a questão religiosa: interferência de dom Pedro II nos assuntos religiosos;
a questão militar: críticas ao governo feitas por militares;
a questão social: abolicionismo e aspiração das classes médias urbanas por liberdade e maior participação política;
a questão política: oposição de setores da nova elite agrária brasileira à monarquia e desejo de maior poder político pela via republicana e pelo federalismo.
Com a proibição do tráfico de escravos pela Inglaterra em 1850, o imperador se viu em situação difícil, pois isso prejudicava os proprietários de terra, e não se poderia mudar rapidamente o modelo econômico para uma adequação às exigências externas, já que o país era basicamente agrícola. As elites agrárias, descontentes com as medidas antitráfico, assumiram oposição ao Império.
Outro fator decisivo para a proclamação foi a Guerra do Paraguai. Os militares passaram a exigir privilégios e poder de decisão nos rumos políticos do Império, o que não aconteceu. Ao mesmo tempo, as ideias positivistas passaram a circular nesse meio, combatendo a monarquia.
Resposta:
A questão social: abolicionismo e aspiração das classes médias urbanas por liberdade e maior participação política; a questão política: oposição de setores da nova elite agrária brasileira à monarquia e desejo de maior poder político pela via republicana e pelo federalismo.