• Matéria: História
  • Autor: mariabarreto52413
  • Perguntado 4 anos atrás

Quanto ao povo, desejo a sua liberdade na medida do pos­sível, mas devo dizer-vos que essa liberdade consiste em ter um governo, leis, graças às quais a vida do povo e os seus bens possam ser chamados seus. A liberdade não consiste no governo do povo pelo povo. Isso não lhe pertence. Um súdito e um soberano são entidades claramente diferentes.
 Carlos I, Citado em MAUROIS, André. História da Inglaterra: época moderna. Lisboa: Editorial Aster. P. 132.
  
 Pouco antes de morrer, o monarca inglês Carlos I, julgado pela Alta Corte de Justiça e decapitado no contexto da Revolução Puritana, expressou as ideias pelas quais perdia a vida, referindo-se ao:

A

Absolutismo, regime pelo qual o governante, soberano, tinha o direito de fazer valer as decisões do Estado perante o povo, considerado súdito.

B

Contratualismo, teoria que defende um contrato social entre o povo e o governante, como forma de preservar a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança.

C

Despotismo esclarecido, governo que se caracterizava por práticas iluministas, porém mantinha traços absolutistas.

D

Parlamentarismo, forma de governo caracterizada por um parlamento forte e soberano, cujo poder se sobrepõe ao poder do rei.

E

Teocentrismo, ideologia da Idade Moderna que defendia a teoria do direito divino dos reis, legitimando a supremacia do rei sobre a Igreja anglicana.

Respostas

respondido por: Uma0ai0qualquer
4

Resposta:

A

Explicação:

Eu acho

Perguntas similares