Respostas
Resposta:
Em Kant o dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. E uma ação por dever elimina todas as inclinações (todo o objeto da vontade), e, portanto, só resta à vontade obedecer à lei prática (baseada na máxima universal), pois trata-se de um princípio que está ligado à vontade. O valor moral da ação não reside no efeito que dela se espera, pois o fundamento da vontade é a representação da lei e não o efeito esperado (uma boa vontade não é boa pelo que promove ou realiza, mas pelo simples querer, em si mesma).
A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade.
Referências Bibliográficas
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. São Paulo: Martin Claret: 2004.
Explicação:
Espero ter ajudado!!
Para que uma ação tenha valor moral, de acordo com Kant, é necessário que seja praticada por dever.
A ética do dever (deontologia)
A ética do dever é uma tendência ética e filosófica que se originou com Kant ao dar ênfase aos preceitos morais e ao comportamento humano voltados à razão e ao dever universal.
A ética normativa de Kant é pautada na racionalidade, fazendo com que os homens sejam livres e autônomos. A ética kantiana é deontológica e voltada à obrigatoriedade e ao Imperativo Categórico.
Para Kant, a ação válida é aquela que se pauta no dever e na universalidade das ações. Desse modo, a razão fundamenta as ações humanas e as padroniza.
Saiba mais sobre deontologia em: brainly.com.br/tarefa/5297216
#SPJ2