2 Elabore uma sintese de cada característica da filosofia.
a) Autonomia
b)Radicalidade
c)Historicidade
d)Universalidade
Respostas
Síntese: Método, processo ou operação, incluindo a combinação de diferentes elementos (específicos ou abstratos) e fundi-los em um todo coerente.
a) Autonomia:
Na filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade dos indivíduos de administrar suas vidas e fazer suas próprias escolhas de maneira razoável. Nesse caso, a autonomia representa uma realidade regida por suas próprias leis que, embora seja diferente das demais, não as contradiz.
A autonomia consiste em propor uma razão para a própria lei moral, válida para a vontade de todos os racionais. A lei moral opõe-se a atos praticados por egoísmo porque assume a forma de legislação universal, expressa na necessidade absoluta da razão.
b) Radicalidade:
Isso significa procurar a primeira razão, o fundamento último ou o primeiro princípio, tudo pode dar errado.
Este é um conhecimento básico porque é a fonte do problema. Para os filósofos, não há uma resposta conclusiva: cada resposta é um momento para questionar a filosofia, é um passo na busca da verdade e fornece subsídios para levantar questões novas, mais profundas e abrangentes.
c) Historicidade:
A historicidade da filosofia não é a ideia de que problemas filosóficos apareceram nas obras de filósofos anteriores.
O "Dicionário Blackwell de Filosofia Ocidental" define historicidade como "as características da situação humana em que nos encontramos em um tempo e ambiente histórico específicos". Para Wilhelm Dilthey, a historicidade trata as pessoas como pessoas históricas únicas e concretas.
d) Universalidade:
Envolve categorias (ou ideias) mais gerais de realidade e conhecimento. Geralmente são opostos aos pares: mente e matéria, existência e pensamento, consciência e objeto, linguagem e pensamento, aparência e essência, lei e fenômeno, estrutura e história, fatos e Valores, Liberdade e Necessidade, Autonomia e Opressão, Felicidade e Dor, Vida e Morte, Normas e Leis, Utilidade e Entretenimento, Trabalho e Celebração, Sociedade e Natureza, Inata e Criação, Formalismo e Espontaneidade, Realidade e Virtualidade, Abstrato e concreto , indução e dedução, universalidade e particularidade, teoria e prática, beleza e feiúra, bem e mal, verdade e falsidade, etc.
Seu propósito é refletir sobre a base total e verdadeira de todas as coisas dos diferentes reinos da realidade, natureza e humanidade. Sua pesquisa envolve uma ampla gama de campos, como as categorias de ideias (conceitos básicos). Estes campos são a base do conhecimento, a base das atividades sociais, a base e a essência da moralidade e a essência da linguagem. Ele quer saber o que torna o raciocínio válido ou correto, questões sobre a validade da lógica, quer saber o que é a verdade e assim por diante.