1. Em que consiste o fenômeno da monopolização?
2. quais foram as primeiras metrópoles que sugiram no Brasil?
3. Explique o conceito de conurbação.
4. Qual relação podemos estabelecer entre motropolização e conurbação?
5. O progresso de urbanização e estruturação de rede urbana brasileira pode ser dividida em quatro etapas.
Explique resumidamente cada etapa.
Respostas
Resposta:
1- Monopolizar é traficar, explorar ou possuir direitos ou privilégios exclusivos, é praticar o monopólio, isto é, quando uma única empresa explora de maneira abusiva vendendo um produto ou prestando um serviço sem concorrência.
2- As duas primeiras metrópoles no país foram São Paulo e Rio de Janeiro, refletindo a concentração industrial, econômica e urbana da região do Sudeste brasileiro que marcou a história do desenvolvimento nacional. Em seguida, outras cidades do mesmo tipo emergiram, como Belo Horizonte, Recife e Salvador.
3- A conurbação é o processo em que duas cidades vizinhas crescem a tal ponto que elas se juntam, compondo um mesmo meio urbano. ... Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de “Grande São Paulo”, envolvendo mais de 38 municípios.
4- o conceito de metropolização está diretamente relacionado à conurbação e à formação de regiões metropolitanas. A metropolização é o fenômeno em que vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas. ... É importante não confundir a metropolização com a urbanização.
5- Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Espaço urbano e espaço rural
Em termos de área territorial, no mundo atual, o espaço rural é bem mais amplo do que o espaço urbano. Isso ocorre porque o primeiro exige um maior espaço para as práticas nele desenvolvidas, como a agropecuária, o extrativismo mineral e vegetal, além da delimitação de áreas de preservação ambiental e florestas em geral.
Explicação:
bons estudos, espero ter ajudado