Respostas
P = O que é efeito estufa?
R = O efeito estufa é consequência da concentração de gases na atmosfera. Ele é considerado um fenômeno natural, capaz de formar uma camada permeável, que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.
P = Como é o processo do efeito estufa?
R = Alguns raios solares chegam até a superfície da terra, outros são barrados na camada de gases da atmosfera. Os que atingem a superfície, aquecem a terra e irradiam o calor.
O efeito estufa, para exemplificar, é como um carro com as janelas fechadas estacionado no sol. O vidro do carro não barra a luz solar de atravessar o seu interior, então o carro esquenta. No entanto, a saída do ar é impedida pelo vidro. Assim, a temperatura no interior do carro aumenta. O efeito estufa acontece da mesma forma.
Os principais gases de efeito estufa são:
Monóxido de Carbono (CO);
Dióxido de Carbono (CO2);
Clorofluorcarbonos (CFC);
Óxido de Nitrogênio (NxOx);
Dióxido de Enxofre (SO2);
Metano (CH4);
Vapor de água (H2O).
P= Por que é tão preocupante o Efeito Estufa?
R= O fenômeno conhecido como "efeito estufa" ocorre quando a radiação solar, na forma de ondas curtas, que chega ao Planeta Terra, passa pela atmosfera, aquece a superfície terrestre e parte desta radiação é refletida novamente na forma de calor, em comprimentos de onda na região do infravermelho, de volta para a atmosfera.
Atividades humanas, intensificadas a partir da Revolução Industrial (final dos anos 1700 e início dos anos 1800) e que se prolongam até a atualidade, geram inúmeras fontes de emissão desses GEE decorrentes como: a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, drenagem de pântanos, fertilizações nitrogenadas ineficientes, queimadas, preparo intensivo do solo, etc.
Com a intensificação destas atividades e, consequentemente, com o incremento das emissões dos GEE à atmosfera (principalmente o CO2), detectou-se aumento do aprisionamento do calor no Planeta Terra durante um longo período de tempo. Desta forma, ocorre o que se convencionou chamar de Aquecimento Global, o qual por sua vez pode gerar alterações e mudanças nos padrões do clima do Planeta Terra, com consequências imprevisíveis.
P= O que Aquecimento Global significa?
R = O termo "aquecimento global" significa que todo o Planeta Terra está aquecendo, ou seja, a sua temperatura atmosférica média de superfície está aumentando ao longo dos anos como consequência do aumento do efeito estufa, o qual é devido ao incremento na concentração atmosférica de alguns GEE, em especial, o CO2, CH4 e N2O.
Outros aspectos também podem contribuir para o efeito estufa e para o aquecimento global: a atividade solar cíclica que gera períodos de aquecimento, os quais parecem ser acompanhados de maior concentração de CO2, por causa da decomposição mais rápida e mais intensa de materiais orgânicos; a redução das áreas verdes cobertas por vegetação permanente; o aumento das superfícies irradiantes e produtoras de calor em excesso; e a redução de água residente, iniciando processos de aridização e de desertificação.
P= o que significa Mudança do Clima?
R = Para o IPCC "mudança do clima" refere-se a qualquer mudança no clima ao longo do tempo, quer devido à variabilidade natural ou como resultado da atividade humana. Para a Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima, refere-se a uma mudança de clima que é atribuída direta ou indiretamente à atividade humana que altera a composição da atmosfera global.
P = Quais as consequências do aquecimento global e da mudança do clima sobre a agricultura e pecuária?
R= Naturalmente, a agricultura e a pecuária são dependentes das condições climáticas, uma vez que são atividades desenvolvidas em ambientes naturais transformados para produção (agroecossistemas), onde existe cultivo de plantas em solo com exposição direta a elementos meteorológicos (luz, temperatura, umidade, precipitação, ventos, gases atmosféricos, pressão atmosférica)
Portanto, a ocorrência da mudança do clima pode afetar a produção agropecuária e trazer consequências negativas e imprevisíveis para este setor, por diversos motivos, como o aumento na concentração de CO2, aumento da temperatura do ar e do solo e pelo aumento de secas e chuvas torrenciais (extremos pluviométricos).