A Associação de Pais e Mestres (APM) é uma entidade sem fins lucrativos, que representa, no contexto escolar, os interesses comuns dos pais e dos professores de uma determinada unidade escolar. Sobre a APM é correto afirmar que:
A.
ela deve ser, obrigatoriamente, constituída em todas as escolas públicas, para que o regimento escolar seja aprovado pelas Secretarias da Educação.
B.
ela é composta, exclusivamente, por pais e professores indicados pela direção da unidade escolar, sendo vetada qualquer forma voluntária de participação.
C.
ela visa ao engajamento dos profissionais e dos pais dos alunos em ações que promovam melhorias na aprendizagem dos alunos e na qualidade da educação oferecida pela unidade escolar.
D.
só podem participar da APM os pais de alunos matriculados na unidade escolar. Pais de ex-alunos têm a sua participação vetada, por não fazerem mais parte da comunidade escolar.
E.
sua função é aprovar, ou não, as ações pedagógicas planejadas pela equipe escolar e pela equipe gestora da unidade escolar.
Respostas
Resposta:
Letra C.
Explicação:
ela visa ao engajamento dos profissionais e dos pais dos alunos em ações que promovam melhorias na aprendizagem dos alunos e na qualidade da educação oferecida pela unidade escolar.
Resposta: letra C. ela visa ao engajamento dos profissionais e dos pais dos alunos em ações que promovam melhorias na aprendizagem dos alunos e na qualidade da educação oferecida pela unidade escolar.
Explicação:
A Associação de Pais e Mestres (APM) visa ao engajamento dos profissionais e dos pais dos alunos em ações que promovam melhorias na aprendizagem dos alunos e na qualidade do ensino oferecido pela unidade escolar. Sua constituição só é obrigatória nas escolas que recebem verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola, uma vez que as unidades escolares não têm autonomia para a gestão financeira. Qualquer membro da comunidade escolar, envolvendo pais de ex-alunos, pode participar da APM. Basta comunicar a sua vontade ao diretor da escola. Embora participe da tomada de decisões, não cabe à APM a função de aprovar, ou não, as ações pedagógicas previstas pela equipe escolar.