1. A psicologia reversa costuma trazer os resultados desejados?
2. Ao ser chamado, por exemplo, de organizado, o indivíduo, inconscientemente, será propensa a agir de acordo com a qualidade dada?
Respostas
1. A psicologia reversa costuma trazer os resultados desejados?
Sim
2. Ao ser chamado, por exemplo, de organizado, o indivíduo, inconscientemente, será propensa a agir de acordo com a qualidade dada?
Sim
Resposta:
1.
A Psicologia reversa tem seu uso mais indicado a quem tem reatância psicológica exacerbada.
Explicação:
1. ... Com isso, se valer da Psicologia reversa costuma trazer bons resultados aqui. À medida em que essa reatância se torna extrema, percebemos isso em atos ilícitos que a pessoa comete.
Resposta/Explicação:
IDENTIDADE PESSOAL E IDENTIDADE SOCIAL
Os conceitos de identidade pessoal e identidade social são distintos. Segundo Ting-Toomey (1998), a identidade pessoal refere-se ao modo como o indivíduo define suas características próprias, seu autoconceito, geralmente comparando-se com outros indivíduos. Já a identidade social refere-se aos conceitos que o indivíduo desenvolve de si mesmo e que derivam de sua afiliação em categorias ou grupos, emocionalmente significantes para ele. Esse tipo de classificação inclui, entre outras, as identidades por afiliação étnica ou cultural, de gênero, de orientação sexual, de classes sociais, de idade ou profissionais.
Lopes (2001) define o significado de identidade social como sendo construído pela ação conjunta de participantes discursivos, em práticas discursivas situadas na história, na cultura e na instituição. O mesmo autor cita algumas características importantes das identidades sociais, como se explicitam nos três itens abaixo.
- . A sua natureza fragmentada, no sentido de que as pessoas não possuem uma identidade social homogênea, como se pudessem ser definidas por sexualidade ou raça, por exemplo.
- . A possibilidade de que identidades contraditórias coexistam na mesma pessoa. Um exemplo seriapensar na existência de um homem que vote em um partido conservador, embora seja sindicalista.
- . O fato de as identidades sociais não serem fixas, uma vez que estão sempre construindo-se e reconstruindo-se no processo social de construção do significado.
Em oposição a uma visão tradicional, que compreende a identidade social de um indivíduo como fixa e contínua, como algo que lhe pertence de modo quase permanente, uma corrente significativa de autores tem procurado desenvolver um conceito de identidade como algo fluido, multidimensional, dependente do contexto sociocultural das situações nas quais os indivíduos se vêem envolvidos, e como algo que possui forte componente relacional.
Sendo a identidade social construída a partir do momento em que os indivíduos se vêem como parte de um grupo, as organizações de trabalho representam um grupo muito expressivo na definição da identidade social dos seus membros. Daí a necessidade de se estudar a interação deles, uma vez que o convívio entre as pessoas pertencentes a esse grupo é intenso e significativo.
■ Desculpe, não tenho certeza da 2 (dois) procurei em vários sites e li vários artigos o que achei mais plausível a pergunta e matéria foi esse.
Espero ter ajudado!
obs: Se puder ponha-me como melhor resposta para me ajudar, agradeço.