Os documentos oficiais que tratam do processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais, preconizam que o texto deve ser a unidade de ensino. Essa realidade está associada a reflexões advindas de áreas de estudo da Linguística, mais especificamente da Linguística Textual, que apresenta os conceitos gênero e tipo textual.
Sobre esses conceitos, julgue os itens a seguir.
I. Nomeia-se gênero textual a forma de se realizarem linguisticamente determinados objetivos específicos – informar, comentar, criticar, por exemplo – em situações sociais particulares.
II. Nomeia-se tipo textual uma espécie de construção de natureza teórica definida a partir da natureza linguística de sua composição – narrar, descrever, argumentar, por exemplo.
III. Os gêneros são formas textuais de natureza exclusivamente escrita que se situam social e historicamente, podendo apresentar, em sua constituição, sequências diferentes. Exemplo disso é o gênero carta pessoal, que pode apresentar sequências narrativas e injuntivas.
IV. Os gêneros textuais podem, constantemente, ser ampliados em vista das necessidades comunicativas; já os tipos textuais são limitados e sem perspectiva de serem ampliados.
É CORRETO apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I, II e IV.
C) II, III e IV.
D) I, III e IV.
E) I e IV.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Explicação:
brunaxmaico:
oi n achei a resposta
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás