2) Como vimos em nosso material de estudo os chamados "três flagelos" fome, peste e guerra tornaram ainda mais difícil a vida dos camponeses na idade média. Isso fez com que muitos migrassem para as cidades em crescimento fugindo da exploração dos senhores feudais e em busca de melhores condições de trabalho. Será que atualmente as pessoas ainda migram de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida? O que você sabe a respeito?
Respostas
Resposta:
Os grande ciclos ou fluxos migratórios sempre existiram na História da Humanidade. Geralmente este Movimentos ocorrem como o que ocorreu na Europa com a expulsão da propriedades do campos com o fim da Servidão de origem feudal. Na Itália e Alemanha depois na unificação. Na Irlanda em meados do Séc. XIX. No Nordeste do Brasil ocorreram grandes secas como a de 1 870 que provocou a morte de mais de 180 mil pessoas. Depois ocorreu a a Famosa seca de 1915 que baseada nela a escritora Raquel de Queiroz escreveu o Quinze. O Nordeste em função das grandes estiagens foi palco de grandes fluxos migratórios. Depois da Segunda Guerra Mundial com o boom de industrialização começa um Fluxo migratório do Nordeste para São Paulo e Rio de Janeiro. Assim como ocorreu um Fluxo Migratório da Costa Leste dos EUA depois do Crack da Bolsa em 1929 que provocou um enorme Recessão na Economia e que obrigou milhares e milhares de americanos do norte irem para as plantações de laranja e uva da Costa Oeste. Este está registrado no clássico da Literatura Americana, As Vinhas da Ira de John Steinbeck.
Também a Guerra dos Hutus e Tutsis em Ruanda é um dos exemplos mais cruéis dos conflitos Étnicos que existem na Humanidade. Assim podemos dar exemplos de como os Flagelos são provocadores da morte e dos Ciclos Migratórios.
Explicação: