PFV SE CONSEGUIR RESPONDER 1 JA AJUDA MT
55 PT
1. Na filosofia antiga, Platão e Aristóteles consideravam a busca da riqueza como um fim em si mesma uma motivação desnaturada, uma perversão. Adam Smith, na Teoria dos Sentimentos Morais fala da prudência como manifestação virtuosa do amor-próprio, enquanto a humanidade, a justiça, a generosidade e o espírito público seriam virtudes cívicas. Também na Teoria dos Sentimentos Morais, a perspectiva do espectador imparcial nos leva a considerar os interesses "de toda humanidade" para julgar se determinada ação ou atitude atenderia aos critérios de justiça. Na sua avaliação, o liberalismo esclarecido de Adam Smith poderia ser conciliado com a ética da crematística aristotélica? Justifique sua resposta.
2. Muitos intérpretes das políticas mercantilistas consideram que, no contexto histórico dos séculos XVI, XVII e XVIII da Europa Ocidental, suas propostas eram adequadas para a expansão do poder estatal num período marcado pela consolidação e centralização política dos Estados Nacionais modernos. Você concorda com essa leitura? Justifique sua resposta.
3. Thomas Mun, já em 1630, reconheceu que o acúmulo de reservas metálicas poderia elevar os preços e reverter o saldo do balanço de comércio de um país, dando origem ao que depois foi chamado "dilema mercantilista": políticas indutoras de superávits no comércio exterior seriam auto-derrotáveis. No século XVIII, Richard Cantillon, John Law, David Hume e Turgot trouxeram importantes avanços analíticos para essa discussão que, ademais, resultaram numa melhor compreensão da relação entre moeda, preços e juros. Faça uma breve descrição dos argumentos apresentados nesse debate e da posição adotada por Adam Smith no capítulo 4 do Livro II da Riqueza das Nações a esse respeito.
4. O Tableau Economique de François Quesnay é uma aplicação do princípio fisiocrático de que apenas o trabalho aplicado à terra seria produtivo, e ao mesmo tempo uma ilustração do fluxo circular derivado dos gastos de um proprietário de terras num "estado estacionário". Como a definição de trabalho produtivo adotada por Adam Smith difere dos fisiocratas, e qual a implicação dessa diferença para suas conclusões sobre o potencial da acumulação de capital de uma nação?
5. Descreva em detalhes como poderia operar o círculo virtuoso da dinâmica do crescimento econômico de Adam Smith.
rodrigomes7gp:
O liberalismo de Adam Smith Poderia ser conciliado com a ética aristotélica?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás