(UFG) Prefácio Sao os primeiros cantos de um pobre poeta. Desculpai-os. As primeiras vozes do sabia não têm à doçura dosseuscânticos de amorEuma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores; uma coroa de tolhas, mas sem viço Cantos espontâneos do coração, vibrações doridas da lira interna que agitava um s0- nho, notas que o vento levou,- como isso dou a lume essas harmonias. São as páginas despedaçadas de um livro não lido.... E agora que despi a minha musa saudosa dos véus do mistério do meu amor e da mi- nha solidão, agora que ela vai seminua e timida por entre vós, derramar em vossas almas OS utimoS pertumes de seu coração, ó meus amigos, recebei-a no peito, e amal-a comno O consolo que toi de uma alma esperançosa, que depunha fé na poesia e no amor- essees dois raios luminosos do coração de Deus. AZEVEDO, Avares de. Lira dos vinte anos. In: Obra completa. Organização de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 120. Os aspectos linguísticos e enunciativos do texto demonstram que se trata do genero pre facio, pois o autor a apresenta sua visão de mundo, explorando o uso de metáforas como recurso persuaSiVO. b) comenta a obra, apresentando justificativas e explicações sobre sua autoria. narra uma história pessoal, explicitando os conflitos vividos por quem escreve poesla. d) descreve sua infância, justificando o caráter ingênuo que marca a obra. e) critica a talta de erudição dos jovens da época, antecipando as dificuldades de leitura
Respostas
Resposta:
b) comenta a obra, apresentando justificativas e explicações sobre sua autoria.
Os aspectos linguísticos e enunciativos do texto demonstram que se trata do gênero prefácio, pois o autor comenta a obra, apresentando justificativas e explicações sobre sua autoria. Assim sendo, a alternativa correta é a letra B.
O que é o gênero prefácio?
Podemos definir o prefácio como um gênero onde há a introdução de um texto com o objetivo de contextualizar a obra para o leitor, e assim sele fica sabendo das partes mais importantes e necessárias.
O texto apresentado se caracteriza como prefácio justamente por isso, uma vez que o autor introduz a obra, apresentando seus comentários e justificando os motivos de sua autoria. A partir dele, o leitor pode compreender melhor os fatos.
Veja mais sobre prefácio:
https://brainly.com.br/tarefa/23046173