"Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Aguas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar."
Após ler o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, assinale a alternativa que apresenta os interesses de Portugal no Brasil:
2 pontos
O cultivo da cana-de-açúcar e soja.
Turismo e agricultura.
Forma uma nova nação independente.
Metais preciosos e a catequização.
O cultivo da soja e café.
Sobre a América portuguesa, após a acharem o Brasil, os portugueses perceberam
Respostas
Resposta:
Metais preciosos e a catequização.
Explicação:
Num primeiro momento o interesse era encontrar metais precisos e realizar a conversão dos indígenas, tanto que por não terem encontrado ouro Portugal não investiu na colonização do Brasil pelos próximos 30 anos, com o cultivo de cana de açúcar vindo apenas após esse período.
É correta a alternativa D, já que a carta já abre com o "desabafo" de Caminha que diz que não encontraram "ouro ou prata" e nem "nada de metal", de modo que já podemos supor que esta era uma grande preocupação portuguesa, ao ponto de ocupar as primeiras partes do texto. Quando o ouro foi finalmente descoberto, ao final do Século XVII, trouxe uma nova corrente de imigração.
Também podemos dizer que catequizar (ou seja, converter ao Cristianismo) os povos nativos do Brasil era algo importante pros portugueses pois o próprio Caminha diz que "o melhor fruto" e a "principal semente" que deveria ser lançada é a da "salvação das almas", o que em sua perspectiva significava esta conversão religiosa.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/10732822