Imagine a seguinte situação: seu colega de academia (25 anos) sempre comenta que está tomando suplementos energéticos, vitaminas e proteína desidratada para ficar mais forte e musculoso. Na última vez que o viu, ele lhe disse que foi a uma loja de suplementos energéticos e o comerciante lhe vendeu hormônio de crescimento, dizendo que, além de ter um aumento extraordinário da massa muscular, ele cresceria de um a dois centímetros em estatura!
A partir dessa situação:
1 - O comerciante está falando a verdade, isto é, é possível um indivíduo adulto crescer em estatura tomando hormônio de crescimento?
2 - Qual a relação entre a ossificação endocondral e a cessação do processo de crescimento em estatura nos ossos longos?
3 - Quais são os efeitos colaterais da ingestão contínua de hormônio de crescimento para o organismo?
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
Padrão de resposta esperado
1. O comerciante não está falando a verdade, pois o indivíduo adulto não cresce mais em estatura tomando hormônio de crescimento.
2. Na idade adulta, a cartilagem da epífise do osso desaparece, e não ocorre mais o crescimento ósseo em comprimento. Esse evento é denominado de fechamento epifisial.
3. O uso crônico do hormônio de crescimento está relacionado ao aparecimento de cálculo nos rins, diabetes, insuficiência cardíaca, câncer, disfunção erétil (impotência sexual), entre outros.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás