• Matéria: História
  • Autor: lifec9713
  • Perguntado 4 anos atrás

"A ciência é uma atividade na sua essência antidogmática. Pelo menos deveria sê-lo. A ciência, em particular a física, parte de uma visão do mundo que é, de acordo com a terminologia utilizada por Arquimedes, um pedido que se faz. É assim porque pedimos para que se admita, à escala a que pretendemos descrever os fenômenos, que o mundo assuma uma determinada forma. Os outros pedidos e postulados têm de se inserir, tão pacificamente quanto possível, nesse pedido fundacional. Mas nunca perderão o estatuto de pedidos. Transformá-los em dogmas é perturbar a ciência com atitudes que lhe deveriam ser totalmente estranhas." (Rui Moreira. “Uma nova visão da natureza”. Le Monde Diplomatique, março de 2015. Adaptado.) Segundo o texto: *

15 pontos

a) a ciência deve se posicionar com uma postura antidogmática, ou seja, deve se posicionar como a verdade absoluta e indiscutível.

b) a ciência tem primazia absoluta em cima de outras formas de conhecimento na hora de descrever os fenômenos que se manifestam no mundo.

c) a ciência também é uma forma de entendimento, um "pedido" de explicação dos fenômenos e não pode jamais assumir atitudes dogmáticas.

d) a ciência e a religião estão em discussão há centenas de anos, desde à Antiguidade, em busca do status de conhecimento infalível.​

Respostas

respondido por: oangerlania
0

Resposta:

legal por favor letra d espero ter ajudado

Perguntas similares