• Matéria: Psicologia
  • Autor: nataliamdoliveira
  • Perguntado 4 anos atrás

Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas conseqüências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.



CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo, Brasília, agosto de 2005.

Considerando os aspectos éticos da prática clínica, pautados no código de ética profissional do psicólogo e nas demais resoluções do Conselho Federal de Psicologia, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os pressupostos éticos da profissão

Escolha uma:
a.
Pautar o atendimento na laicidade não fazendo orientações de cunho religioso nem utilizar rituais religiosos em sua prática profissional.

b.
Comunicar ao responsável pela criança atendida as intervenções que serão realizadas e o conteúdo das interações entre a criança e o psicólogo.

c.
O atendimento não eventual de crianças e adolescentes deve ser expressamente autorizado pelos responsáveis.

d.
Encaminhar a outro psicólogo quando não se julgar hábil para atender por motivos pessoais ou profissionais.

e.
Avisar à pessoa atendida sobre a necessidade de quebra de sigilo, visando o menor prejuízo para ela, comunicando somente o necessário e resguardando o sigilo de demais informações.

Respostas

respondido por: veronicasartori10
7

Resposta:

letra B

Explicação:

ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO ESTÁ DE ACORDO

conforme código de ética, artigo 13 que rege:

"Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial  

para se promoverem medidas em seu benefício."

respondido por: fatimaoliveira264
0

Resposta:

b. Comunicar ao responsável pela criança atendida as intervenções que serão realizadas e o conteúdo das interações entre a criança e o psicólogo. Correto

Explicação: Correto pelo AVA

Código de Ética do CFP - Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

Perguntas similares