(Unesp) No campo da metalurgia, é crescente o interesse nos processos de recuperação de metais, pois é considerável a economia de energia entre os processos de produção e de reciclagem, além da redução significativa do lixo metálico. E esse é o caso de uma microempresa de reciclagem, na qual se desejava desenvolver um método para separar os metais de uma sucata, composta de aproximadamente 63% de estanho e 37% de chumbo, por meio aquecimento. Entretanto, não se obteve êxito nesse procedimento de separação. Para investigar o problema, foram comparadas as curvas de aquecimento para cada um dos metais isoladamente com aquela da mistura, todas obtidas sob as mesmas condições de trabalho.
Após analisar as informações do enunciado e os gráficos responda: Qual o tipo de mistura da sucata? Qual é o seu gráfico A, B ou C? Justifique a sua resposta.
Respostas
Resposta:
Olá! Espero poder ajudar!
Para resolver a questão precisamos analisar as curvas de aquecimento dos metais e da mistura.
Com isso, verificamos que na mistura, o ponto de fusão se manteve constante, enquanto o ponto de ebulição apresentou variação.
Sabendo que:
Nas misturas azeotrópicas o ponto de ebulição permanece constante, enquanto o ponto de fusão apresenta variação.
Nas misturas eutéticas o que se mantêm constante é o ponto de fusão. Já o ponto de ebulição apresenta variação.
As substâncias puras mantêm suas constantes seus pontos de fusão e ebulição.
Podemos deduzir que a resposta correta é a letra A
A sucata é uma mistura eutética pois funde à temperatura constante e, pelo gráfico, notamos que a temperatura de fusão se manteve constante, enquanto a de ebulição apresentou variação.
Explicação: