• Matéria: Artes
  • Autor: kemylle000
  • Perguntado 4 anos atrás

faraó Amenófis IV, que mudou seu nome para Akhenaton (servo do Sol) promoveu profundas transformações de cunho religioso e político. Na arte, hoje conhecida como arte amarniana, ele possibilitou: *
a) o culto politeísta somente nos vilarejos onde todos eram acostumados com a antiga idolatria das imagens pintadas ou esculpidas.
b) a entrada de influências estrangeiras de estilos que há muito já tentavam entrar na cultura do povo egípcio e era proibida pela rigidez religiosa.
c) a criação de um alfabeto consonantal de 22 letras a exemplo dos fenícios, que tratavam bons negócios comerciais, simplificando a escrita hieroglífica.
d) o intercâmbio cultural de estrangeiros que sempre se mostraram sedentos pela cultura e a arte egípcia.
e) a liberdade artística de expressão e produção de cenas do cotidiano, até mesmo do faraó, antes sempre apresentado de forma imponente.

Preciso pra hojeee me ajudem pfvvv :)​

Respostas

respondido por: mallorydias
0

Resposta: E) a liberdade artística de expressão e produção de cenas do cotidiano, até mesmo do faraó, antes sempre apresentado de forma imponente.

Explicação: Pois as gravuras cheias de detalhes encontradas em Amarna mostram momentos íntimos da vida da família real, como Aquenáton e Nefertiti abraçando suas filhas. Até então, nenhuma família real egípcia havia sito retratada em demonstrações de carinho. São obras espontâneas e cheias de vida se comparadas com a arte egípcia anterior, que tende a ser mais estática e monumental.

Perguntas similares