Respostas
Resposta:
Lesão por Pressão Estágio 1: Pele íntegra com eritema que não embranquece
Pele íntegra com área localizada de eritema (vermelhidão) que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. Presença de eritema que embranquece ou mudanças
na sensibilidade, na temperatura ou na consistência (endurecimento) podem ocorrer antes das mudanças visuais na lesão.
Lesão por Pressão Estágio 2: Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme.
Neste estágio, já existe dano visível à pele, com exposição de uma camada mais profunda em espessura parcial com exposição da derme. O leito da ferida é viável, de coloração rosa ou vermelha, com aspecto úmido, e ainda pode ter uma bolha intacta (preenchida com líquido claro) ou rompida. Essas lesões geralmente são resultado de cisalhamento (causado pela combinação de fricção e gravidade) ou de alteração do microclima do local. Deve-se estar atento para não confundir esse tipo de lesão com dermatite associada à umidade (DAI), com lesão de pele associada a adesivos ou lesões traumáticas (por fricção, queimaduras e abrasões).
Lesão por Pressão Estágio 3: Perda da pele em sua espessura total
Perda da pele em sua espessura total, na qual podemos observar a presença dos tecidos no leito: gordura, granulação, necrose de coagulação (cor escura que pode variar de marrom a preta), necrose de liquefação ou esfacelo (cor amarela ou esbranquiçada). As bordas podem estar enroladas ou descoladas do leito da ferida e também pode ser verificada presença de túnel. Neste estágio não há exposição de músculo, tendão, ligamento, cartilagem e/ou osso. Quando os tecidos inviáveis (tipos de necrose) impedirem a visualização da extensão da lesão, devemos identificar como Lesão por Pressão Não Classificável.
Lesão por Pressão Estágio 4: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular
Perda da pele em sua espessura total. Pode apresentar exposição ou, quando tocada, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso a necrose de coagulação (cor escura que pode variar de marrom a preta), necrose de liquefação ou esfacelo (cor amarela ou esbranquiçada). Epíbole (lesão com bordas enroladas), descolamento e/ou túneis ocorrem frequentemente. A profundidade varia conforme conforme a localização da ferida, sendo mais ou menos profunda. A recomendação em caso de não ser possível visualizar o leito da ferida, por estar recoberta de necrose, é mantê-la conforme a Lesão por Pressão Estágio III.
Lesão por Pressão Não Classificável: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular não visível.
Explicação: