Respostas
Resposta:
provocação que Pedro Demo trouxe aos docentes é a transformação da sala de aula em um ambiente de pequisa. Segundo o autor, a universidade moderna não transmite conhecimento, ela cria um ambiente para que o estudante produza o próprio conhecimento. A tendência é abandonar a abordagem de ensino e adotar a abordagem de aprendizagem. Para Demo, o conhecimento não é um pacote congelado que podemos repassar ano após ano. O conhecimento é dinâmico, se renova.
ciência sociail de Pedro demo.
Metodologia científica.⬅
O autor situa a pesquisa como a razão mesma de ser da atividade acadêmica. Sem desmerecer a docência e também a atividade de extensão, acentua que estas duas dependem intrinsecamente da pesquisa.
Explicação:
-------------------------
~Quem foi Pedro Demo?
O autor – Pedro Demo nasceu em Santa Catarina, em 1941, em Pedras Grandes, é filho de pais agricultores, cursou a escola primária e com nove anos entrou no Seminário dos Franciscanos em Rodeio/SC. Filosofo Teólogo e Músico, Pós-doutorado pela Universitat Erlangen Neimberg (Alemanha) e em Los Angeles (1999-2000).
-----------------------------------------
A tendência é abandonar a abordagem de ensino e adotar a abordagem de aprendizagem. Para Demo, o conhecimento não é um pacote congelado que podemos repassar ano após ano. O conhecimento é dinâmico, se renova.
Para o conferencista, a ideia de autoria não pode estar dissociada do conhecimento. “Toda a aprendizagem só é aprendizagem se for autoaprendizagem. Só temos de fato a aprendizagem quando surge a figura do autor. A grande alfabetização é a que leva para a autoria. O Brasil tem um sistema educacional muito superado. Só transmite, treina para a falsa visão de que o conhecimento está pronto e congelado em apostilas. A ciência não precisa de tutor ou patrocinador, ela precisa da autoridade do argumento”, ressaltou Demo em sua fala aos docentes da Univates.