– (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2016) – velar³. v. (Etm. do latim: vigilare). 1. v.t.d. e v.i. Manter-se acordado; não dormir; ficar ao pé de algo ou de alguém: velava as noites em sofrimento; velava o filho morto; 2. v.t.d. e v.t.i. Proteger; oferecer proteção a: velava a reputação da filha; o prefeito vela pela cidade. 3. v.t.d. Vigiar; manter-se de vigia: os soldados velavam o quartel.
As acepções da forma verbal “velar” no verbete caracterizam o que é chamado precisamente de
a) ambiguidade, de sentido incerto.
b) paronímia, diferentes palavras com sons semelhantes.
c) polissemia, diferentes sentidos para uma mesma palavra.
d) homonímia, diferentes palavras para um só sentido.
e) antonímia, de sentido oposto.
Respostas
Resposta:
C) polissemia, diferentes sentidos para uma mesma palavra.
Explicação:
As acepções da forma verbal “velar” no verbete caracterizam o que é chamado precisamente do que está apresentado na letra C) polissemia, diferentes sentidos para uma mesma palavra.
Palavras polissêmicas são aquelas que podem variar quanto ao sentido que querem empregar ou representar.
A polissemia se dá através de termos que têm muitos significados. Está presente, por exemplo, em palavras como "vela", que podem significar o objeto composto de cera que serve para iluminar, como velas de barcos, que servem para locomoção. Ainda podem ser empregadas como verbo, para representar vigilância.
O significado das palavras polissêmicas altera de acordo com o contexto em que está presente. Muito por conta disso, as palavras polissêmicas podem dar o sentido de ambiguidade.
Veja mais sobre polissemia em:
https://brainly.com.br/tarefa/37950475