No funcionamento normal do organismo humano ocorre uma série de reações químicas, com o objetivo de produzir energia. Em algumas dessas reações são produzidos os chamados “radicais livres” ou simplesmente, “radicais”, os quais são instáveis e reativos, reagindo rapidamente com diversos compostos e alvos celulares, podendo danificar DNA, proteínas, carboidratos e lipídeos. Por este motivo, os radicais estão envolvidos em diversas doenças que afetam o ser humano.
Antioxidantes são substâncias capazes de reagir com os radicais livres e neutralizá-los, impedindo oxidação de alvos celulares, apresentando como efeitos benéficos o retardamento do processo de aterosclerose, a prevenção da obstrução das artérias e a redução do processo de morte celular em vários órgãos, como o cérebro, rins, pulmões e pele. [...]
Uma das mais importantes fontes naturais de antioxidantes são as plantas que contêm compostos fenólicos, como, por exemplo, os flavonoides, os quais podem ocorrer em todas as partes dos vegetais: tronco, raízes, folhas, flores, frutas e sementes.
ZERAIK, M. L.; YARIWAKE, J. H. Extração de β-caroteno de
cenouras: uma proposta para disciplinas experimentais de química.
Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 5, 1259-1262, 2008 (adaptado).
Uma substância atua como antioxidante e protege o corpo humano quando
A-doa elétrons aos radicais livres, sofrendo redução.
B-doa elétrons aos radicais livres, sofrendo oxidação.
C-recebe elétrons do radical livre, sofrendo redução.
D-recebe elétrons do radical livre, sofrendo oxidação.
E-impede que o radical livre doe elétrons dos alvos.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:c
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás