Márcia, assistente administrativa, é chamada pelo setor de recursos humanos para conversar sobre suas novas atribuições no trabalho. Seu supervisor informa que, como ela está no último ano do curso de Serviço Social, irá substituir Gustavo, antigo assistente social que acabou de pedir demissão. Gustavo é informado que Márcia irá substitui-lo.
De acordo com as orientações do conjunto CFESS/CRESS, como Gustavo deve proceder diante da situação?
Respostas
Resposta:
Gustavo deve informar à instituição que, ao contratar uma estudante de Serviço Social, estará cometendo uma infração, pois Márcia não está habilitada para trabalhar como assistente social, o que só ocorrerá quando ela for bacharel e obter sua identidade profissional.
Caso não seja feito nada a respeito, Gustavo tem o dever de denunciar a instituição e a estudante para o conselho de sua região, pois trata-se de infrações à Lei de Regulamentação da Profissão e ao Código de Ética Profissional. O Conselho deverá apurar os fatos e aplicar as sanções que julgar necessária.
Explicação:
Resposta:
Gustavo deve informar à instituição que, ao contratar uma estudante de Serviço Social, estará cometendo uma infração, pois Márcia não está habilitada para trabalhar como assistente social, o que só ocorrerá quando ela for bacharel e obter sua identidade profissional. Caso não seja feito nada a respeito, Gustavo tem o dever de denunciar a instituição e a estudante para o conselho de sua região, pois trata-se de infrações à Lei de Regulamentação da Profissão e ao Código de Ética Profissional. O Conselho deverá apurar os fatos e aplicar as sanções que julgar necessária.
Explicação: