João é RH positivo e teve um filho, também RH positivo com Sebastiana que tem RH negativo. Qual a chance do próximo filho desse casal desenvolver
eritroblastose fetal?
Respostas
A partir da análise da questão, podemos afirmar que duas respostas podem existir a depender do genótipo de João, a probabilidade pode ser de 50% ou 100%.
- Mas como saber disso ?
Em primeiro lugar, vale lembrar que a eritroblastose fetal, também chamada de Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), vai ocorrer na seguinte situação :
- A mãe deve possuir RH-
- O pai deve possuir RH+
- O primeiro filho deve ser RH+
- O segundo filho deve ser RH+
Essa doença vai ocorrer devido à uma incompatibilidade do sistema RH da mãe, com o sistema RH da criança, de maneira resumida, os anticorpos da mãe vão atacar as hemácias do filho o que pode levar a morte.
- Certo, mas por que existem duas probabilidades ?
Uma pessoa que possui a proteína RH, é considerada dominante e possui o sangue +, uma pessoa que não possui essa proteína, é chamada de sangue -, sendo a característica RH+ dominante, existem 2 genótipos que codificam essa característica, são eles :
- O homozigoto dominante (representado por RR)
- O heterozigoto (representado por Rr)
- E uma pessoa com RH- ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por rr)
Sabendo disso, vamos resolver a questão :
Ela nos diz que João é RH positivo, e teve um filho com RH+ com Sebastiana que tem RH negativo. Dito isso, nos pergunta qual a chance do próximo filho desse casal desenvolver a doença eritroblastose fetal.
- Sendo o João, RH + heterozigoto :
r r
R Rr Rr
r rr rr
Ao analisarmos o quadro de Punnett, percebemos que :
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Rr) e codificam a característica RH+.
1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos (rr) e codificam a característica RH-.
Sendo esse o genótipo de João, percebemos que existe 50% de possibilidade de eles terem um filho com RH+, que é a mesma probabilidade de nascer com a doença.
- Sendo João homozigoto dominante :
r r
R Rr Rr
R Rr Rr
Ao analisarmos o quadro de punnett, percebemos que 100% dos genótipos são heterozigotos (Rr), isso significa que 100% dos filhos possuirão RH+ e consequentemente a probabilidade de o próximo filho desse casal desenvolver a doença também é de 100%.
Portanto, concluímos que a probabilidade pode ser de 100% se João for homozigoto dominante e 50% se João for heterozigoto para o fator RH.
Bons estudos e espero ter ajudado