A Administração Pública contemporânea tem empregado vultuosos esforços para buscar a eficiência e a eficácia de suas ações para que, assim, possa se tornar mais efetiva nas ações públicas que se propõe.
Nete contexto, acerca dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, verifique as assertivas I, II e III apresentadas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Eficácia indica que uma organização utiliza racionalmente, ou de maneira econômica, os seus recursos (pessoas, matéria-prima, equipamentos, etc.), utilizando menos recursos para produzir mais produtos ou serviços.
II – Eficiência diz respeito à organização alcançar satisfatoriamente os seus objetivos, onde os resultados obtidos correspondem adequadamente às necessidades e aos desejos dos diversos tipos de stakeholders envolvidos.
III – Efetividade é quando os bens e serviços resultantes de determinada ação organizacional alcançam os resultados mais favoráveis à sociedade, correspondendo à união da eficiência e eficácia.
Alternativas:
c)
Apenas a assertiva III está correta.
Alternativa assinalada)****************
2)
Para que o gestor público possa cumprir adequadamente o seu papel é preciso conhecer as principais características da Administração Pública. No contexto de tais características, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
b)
A administração pública tem como característica ser executora das atividades desejadas pelo Estado, tendo em vista o bem-estar da coletividade.
(*********Alternativa assinalada**)
3)O modelo patrimonialista pode ser considerado um marcante modelo de gestão pública. Sobre o patrimonialismo, verifique as assertivas I, II e III apresentadas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – O patrimonialismo foi o primeiro modelo de gestão adotado pelo Estado brasileiro, tendo como principal característica a inexistência de distinção entre a adminstração dos bens públicos e dos bens particulares.
II – No modelo patrimonialista, o soberano era tratado como um ser divino, o qual tinha o poder de realizar julgamentos acerca dos princípios da moral e da conduta de seus súditos. Ainda, o rei estava acima da lei, não podendo ser punido ou repreendido.
III – O patrimonialismo utilizava dos recursos e da propriedade pública em benefício da coletividade, sendo as decisões tomadas de forma arbitrária e por poucos que detinham o poder, no entanto, em prol da sociedade.
Alternativas:
c)Apenas a assertiva III está correta.
(Alternativa assinalada *************************)
4)A burocracia weberiana é uma teoria sociológica proposta por Max Weber e suas premissas sustentam os modelos de organizações que conhecemos atualmente, tanto no âmbito público, quanto privado. No contexto da burocracia proposta por Max Weber, verifique as afirmações a seguir, julgando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) As organizações burocráticas possuíam caráter legal das normas e regulamentos; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão do trabalho; impessoalidade nas relações; rotinas e procedimentos padronizados, entre outros.
( ) Uma organização burocrática detinha total controle sobre as consequências de suas ações. Em síntese, havia efetividade no controle.
( ) O modelo weberiano baseado na racionalidade das ações confere efetividade às organizações que nele se pautarem. Logo, para se tornarem efetivas em seus propósitos, basta que as instituições se baseiem essencialmente na administração burocráica.
Alternativas:
a)
V-V-F.
Alternativa assinalada (*********************)
5)O desempenho das organizações públicas pode estar associado às habilidades adquiridas e, consequentemente, se reflete na capacidade gerencial do gestor público em dominar um conjunto de habilidades, visando o bem coletivo.
No contexto das habilidades do gestor público, verifique as afirmações a seguir, julgando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) As habilidades políticas consistem nas capacidades de prever, definir, e estabelecer objetivos e metas; compor equipes de trabalho com alta qualificação profissional; diagnosticar situações e solucionar problemas.
( ) Habilidades estratégicas dizem respeito a capacidade de administrar bem os recursos escassos ou abundantes; enfrentar crises e administrar conflitos; motivar e liderar a criatividade de seus auxiliares; bem como desenvolver pessoas.
( ) As habilidades técnicas estão relacionadas ao conhecimento teórico e prático indispensável ao domínio da área de competência do gestor, estando ligadas ao conhecimento sobre as práticas administrativas e a melhor forma de solucionar questões rotineiras do trabalho.
Alternativas:
b)F-F-V. (Alternativa assinalada)**********
Resposta correta, V F V
Respostas
1 - c) Apenas a assertiva III está correta.
Eficácia - ocorre quando uma organização consegue realizar satisfatoriamente os seus objetivos.
Eficiência - ocorre quando uma organização utiliza menos recursos para a produção dos seus produtos e serviços.
Efetividade - ocorre quando uma organização consegue alcançar seus resultados através da união da eficiência e da eficácia.
2 - b) A administração pública tem como característica ser executora das atividades desejadas pelo Estado, tendo em vista o bem-estar da coletividade.
3 - a) Estão corretas apenas as assertivas I e II.
Esse modelo de gestão tinha como principal característica não diferenciar o que era bem público e o que era bem privado, nesse caso, não havia distinção entre o que era do Estado e o que era do detentor do poder, por tanto, tudo que era do Estado pertencia ao detentor do poder.
4 - a) V-V-F.
O modelo weberiano tinha como vantagens o fato de possuir uma consistência e eficiência, mas apresentava excesso de rigidez e a lentidão na execução dos seus processos, por tanto, ele não é o modelo ideal para as organizações se basearem para se tornarem efetivas.
5 - b) F-F-V.
Habilidades politicas - refere-se a capacidade de administrar os recursos e saber enfrentar crises ou conflitos.
Habilidades estratégicas - refere-se a capacidades de prever, definir, e estabelecer objetivos e metas.
Habilidades técnicas - refere-se ao conhecimento técnico que o administrador possui e que o torna especialista em uma determinada área ou assunto.
Espero ter ajudado!
1) Quais são as diferenças entre Eficiência e Eficácia?
- Eficiência - está relacionada ao uso correto dos recursos humanos, materiais e financeiros no tempo certo. Em termos simples, significa que a organização tem que fazer mais com menos (redução de perdas e aumento da produtividade).
- Eficácia - está relacionada ao alcance dos objetivos propostos pela organização. Na prática, ser eficaz é conseguir bons resultados na execução de um processo.
Opção X: apenas a assertiva III.
III) VERDADEIRO. Isso quer dizer que a Efetividade é resultado da Eficácia. Na prática, a Efetividade faz referência à capacidade que uma equipe de trabalho tem para executar todas as atividades dentro de um planejamento.
Aprenda mais sobre os temas Eficiência, Eficácia e Efetividade em:
https://brainly.com.br/tarefa/18889765
2) A execução de obras públicas e o foco no bem-estar da coletividade de pessoas são características da Administração Pública (letra B).
Letra B: A administração pública tem como característica ser executora das atividades desejadas pelo Estado, tendo em vista o bem-estar da coletividade.
Isso ocorre porque a Administração Pública é formada por órgãos (centros de poder) e entidades (indiretas) que atuam de forma descentralizada na prestação de certos serviços públicos. Nessa dimensão da realidade, os serviços públicos são prestados para todas as parcelas da sociedade.
Qual deve ser o foco da atuação do gestor público?
O foco da atuação do gestor público deve ser baseado na busca de soluções para os problemas sociais. Nesse sentido, os governantes devem mapear, realizar planejamentos e direcionar recursos para a execução de obras e prestação de serviços públicos que sejam capazes de amenizar os problemas da sociedade.
Aprenda mais sobre o tema características da Administração Pública em:
https://brainly.com.br/tarefa/44239129
3) A inexistência de distinção entre a administração dos bens públicos e particulares é uma característica marcante na Administração Patrimonialista (letra A).
Letra A: Estão corretas apenas as assertivas I e II.
Qual é o fator que marca a Administração Patrimonialista?
A Administração Patrimonialista é marcada pela confusão entre os interesses públicos e privados. Na prática, isso quer dizer que a Administração Patrimonialista ainda está presente de modo bem tímido dentro de toda a estrutura pública do nosso país.
I) VERDADEIRO. Isso significa que a Coroa Portuguesa fazia uma gestão pública baseada na conveniência das partes. Nesse sentido, a máquina pública servia como um "cabide de empregos" para os amigos do Rei.
II) VERDADEIRO. Isso significa que o Rei era visto como um ser escolhido por Deus. Desse modo, as ações do rei não eram passíveis de avaliação (nem mesmo pelos membros da Igreja Católica).
Aprenda mais sobre o tema Administração Patrimonialista em:
https://brainly.com.br/tarefa/16146279
4) A Teoria da Burocracia representou o surgimento de uma visão mais racional sobre o funcionamento da sociedade (letra A).
Letra A: V-V-F.
A Burocracia foi criada com qual objetivo?
A Burocracia foi criada com o objetivo de trazer racionalidade para o entendimento sobre estrutura organizacional e os trabalhos de uma organização. Na prática, a racionalidade é vista nas regras internas de organizações públicas e privadas.
Aprenda mais sobre o tema Teoria da Burocracia em:
https://brainly.com.br/tarefa/10972027
5) as habilidades do gestor público são importantes para a execução e acompanhamento dos projetos voltados para a coletividade de pessoas (letra E).
Letra E: V-F-V.
() As habilidades políticas consistem nas capacidades de prever, definir, e estabelecer objetivos e metas; compor equipes de trabalho com alta qualificação profissional; diagnosticar situações e solucionar problemas.
- VERDADEIRO. As Habilidades Políticas estão relacionadas às Habilidades Humanas e são essenciais para o gerenciamento dos recursos dentro de cada estabelecimento público. Na prática, o gestor público tem a obrigação de administrar os seguintes recursos: humanos, materiais, tecnológicos e financeiros.
() As habilidades técnicas estão relacionadas ao conhecimento teórico e prático indispensável ao domínio da área de competência do gestor, estando ligadas ao conhecimento sobre as práticas administrativas e a melhor forma de solucionar questões rotineiras do trabalho.
- VERDADEIRO. Isso significa que as Habilidades Técnicas são essenciais para a operacionalização dos processos internos de cada organização pública. Na prática, as Habilidades Técnicas do gestor são essenciais para a orientação correta sobre os trabalhos dentro da estrutura pública.
Aprenda mais sobre o tema habilidades do gestor público em:
https://brainly.com.br/tarefa/24243641
Siga firme na direção dos seus sonhos!