• Matéria: Português
  • Autor: jalson87
  • Perguntado 4 anos atrás

⚠️*ALGUEM ME AJUDA*

Trecho: O relógio de Ouro

Clarinha não estava na alcova quando Luís Negreiros ali entrou. Deixou-se ficar na sala, a folhear um romance, sem corresponder muito nem pouco ao ósculo com que o marido a cumprimentou logo à entrada. Era uma bonita moça esta Clarinha, ainda que um tanto pálida, ou por isso mesmo. Era pequena e delgada; de longe parecia uma criança; de perto, quem lhe examinasse os olhos, veria bem que era mulher como poucas. Estava molemente reclinada no sofá, com o livro aberto, e os olhos no livro, os olhos apenas, porque o pensamento, não tenho certeza se estava no livro, se em outra parte. Em todo o caso parecia alheia ao marido e ao relógio.

Luís Negreiros lançou mão do relógio com uma expressão que eu não me atrevo a descrever. Nem o relógio, nem a corrente eram dele; também não eram de pessoas suas conhecidas. Tratava-se de uma charada. Luís Negreiros gostava de charadas, e passava por ser decifrador intrépido; mas gostava de charadas nas folhinhas ou nos jornais. Charadas palpáveis ou cronométricas, e sobretudo sem conceito, não as apreciava Luís Negreiros.

Por esse motivo, e outros que são óbvios, compreenderá o leitor que o esposo de Clarinha se atirasse sobre uma cadeira, puxasse raivosamente os cabelos, batesse com o pé no chão, e lançasse o relógio e a corrente para cima da mesa. Terminada esta primeira manifestação de furor, Luís Negreiros pegou de novo nos fatais objetos, e de novo os examinou. Ficou na mesma. Cruzou os braços durante algum tempo e refletiu sobre o caso, interrogou todas as suas recordações, e concluiu no fim de tudo que, sem uma explicação de Clarinha qualquer procedimento fora baldado ou precipitado.

Glossário:
ósculo = beijo
baldado = que não teve sucesso

2 - A partir de sua leitura do trecho, o que o narrador indica ao utilizar expressões como "não tenho certeza" e "não me atrevo a descrever"? 

3 - Transcreva a frase no texto em que o narrador dialoga com o leitor. *

4 - Em sua opinião, a incerteza do narrador contribui ou não para despertar interesse sobre a origem do relógio? Você pensa ser bom ou ruim para a história? *

5 - Atividade de escrita criativa - SELECIONE somente uma das alternativas abaixo:

a) Elabore um parágrafo de 150 a 300 palavras comentando a respeito do conto "O relógio de ouro", de Machado de Assis. Comente o que achou positivo ou o que achou negativo.

b) Elabore de 150 a 300 palavras continuando o parágrafo "Em uma casa antiga, encontrei um envelope amarelado. Dentro havia um relógio antigo, no qual pude discernir duas iniciais gravadas: L. N."​

Respostas

respondido por: stefannyrochaporto
0

Resposta:

2 ) que diser que ele não saber ser é verdade

3)Era uma bonita moça esta Clarinha, ainda que um tanto pálida, ou por isso mesmo. Era pequena e delgada; de longe parecia uma criança; de perto, quem lhe examinasse os olhos, veria bem que era mulher como pouca.

4)contribui ,bom


jalson87: eu pesquisei e n achei nada tbm
stefannyrochaporto: quanto anos você tem
jalson87: 15 e vc?
stefannyrochaporto: 12
stefannyrochaporto: fasso 13 em outubro
jalson87: assim
jalson87: Achei q vc tinha mais
stefannyrochaporto: tchau
jalson87: tchau
stefannyrochaporto: Oi mim ajudar pfv
respondido por: ramirex9
0

Resposta:

nn sei

Explicação:

Perguntas similares