Leia o trecho da peça teatral de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida.
CHICÓ: Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma pessoa aqui trazer um cachorro para o senhor benzer.
PADRE: Para eu benzer?
CHICÓ: Sim.
PADRE: (com desprezo) Um cachorro?
CHICÓ: Sim.
PADRE: Que maluquice! Que besteira!
JOÃO GRILO: Cansei de dizer a ele que o senhor não benzia.
PADRE: Não benzo de jeito nenhum. [...]
PADRE: E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é Antônio Morais?
JOÃO GRILO: É. Eu não queria falar, com medo de que o senhor se zangasse.
PADRE: (desfazendo-se em risos) Zangar nada, João! Falei por falar, mas também vocês não tinham dito de quem era o cachorro!
JOÃO GRILO: Quer dizer que benze, não é?
PADRE: Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus.
[...]
1. De acordo com o trecho lido, o padre se recusa a benzer um cachorro que Chicó lhe trouxe. Qual é o fato que faz com que o padre mude de ideia? *
1 ponto
a) O fato de o cachorro pertencer ao Chicó e a João Grilo, pois os dois não são boas pessoas e querem enganar o padre.
b) O fato de o cachorro não precisar ser benzido, pois é apenas uma animal que não tem religião e isso vai contra a crença do padre.
c) O fato de o cachorro pertencer a Antônio Morais, um coronel importante na cidade e que contribui muito para a igreja.
d) O fato de o cachorro ser desprezado pelo padre e mesmo assim ser uma criatura de Deus, por isso o padre muda de ideia.
Leia este outro trecho da peça O auto da compadecida, de Ariano Suassuna.
JOÃO GRILO: É. Eu não queria falar, com medo de que o senhor se zangasse.
PADRE: (desfazendo-se em risos) Zangar nada, João! Falei por falar, mas também vocês não tinham dito de quem era o cachorro!
JOÃO GRILO: Quer dizer que benze, não é?
2. Sabemos que o texto teatral é composto pelas falas dos personagens e alguns outros elementos. Na leitura acima, o que indica o trecho entre parênteses na fala do padre? *
1 ponto
a) Indica que o padre não sabe como deve agir ao dizer essa fala e o ator que contracena com ele explica entre parênteses.
b) Indica o modo como o ator deve encenar esse trecho da peça ao dizer essa fala. São as rubricas, muito comum nos textos dramáticos.
c) Indica que João Grilo é motivo de riso por parte do Padre, uma vez que ele está falando uma bobagem sobre benzer um cachorro.
d) Indica que João Grilo estava certo desde o início, uma vez que o padre sempre benze os animais que são levados à igreja.
Respostas
Resposta:
1-c
2-b
Explicação:
class
1. Após lermos um trecho da peça teatral "O Auto da Compadecida", podemos ver que o padre se recusa a benzer um cachorro trazido por Chicó. Após o padre tomar o conhecimento de que o cachorro pertencia a Antônio Morais, um coronel importante e que contribuía bastante para a igreja, ele mudou de ideia sobre benzer o cachorro. Com isso, podemos concluir que a alternativa correta é a letra c).
2. Após lermos outro trecho da mesma peça teatral, podemos concluir sobre o trecho entre parênteses na fala do padre "(desfazendo-se em risos)", que ele indica a maneira que o ator deve encenar a cena, ele deve rir e falar dessa maneira a frase indicada, isso é chamado de rubrica, algo comum nos textos dramáticos. Com isso, podemos concluir que a alternativa correta é a letra b).
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/6132239