1. Sobre a economia do Brasil Colônia é correto afirmar que: *
6 pontos
a) A mão de obra utilizada era livre, sem qualquer forma de exploração.
b) Os indígenas constituíam a principal fonte de mão-de-obra livre do período
colonial
C) A economia colonial era baseada na produção industrial e de manufaturas.
d) O principal produto colonial foi a cana-de-açúcar, que requeria uma grande mão-de-
obra
Respostas
Explicação:
letra D.
D)
O principal produto colonial foi a cana-de-açúcar, que requeria uma grande mão-de-obra
Explicação:
O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia. O sistema que implementou a produção em massa da cana-de-açúcar ficou conhecido como plantation, conciliando a monocultura, os solos férteis e a mão de obra escrava.
As primeiras mudas teriam vindo com Martim Afonso de Souza e foram plantadas em seu engenho em São Vicente. Contudo, as regiões que mais concentraram a produção de açúcar estavam no Nordeste brasileiro, sobretudo Bahia e Pernambuco.
Foi nesse período que surgiram os senhores de engenho, donos de grandes propriedades de terra, os latifúndios, que também são característicos desse tipo de produção. Outro fator de destaque foi a larga utilização de mão de obra escrava para produção de açúcar.
Nesse período, mais especificamente durante o século XVII, os holandeses investiram na tentativa de colonização no Brasil, o que resultou nos maiores conflitos do Brasil Colônia. Após a expulsão definitiva dos holandeses, em 1654, eles se instalaram na região das Antilhas, onde passaram a produzir um açúcar extremamente competitivo, atingindo diretamente o comércio exterior português. Isso produziu uma crise no ciclo do açúcar, que se somou à descoberta, no final do século XVII, de ouro.