Os impulsos são transmitidos de uma célula nervosa para outra pelas sinapses. As sinapses são junções onde o axônio ou outra porção de uma célula (pré-sináptica) termina sobre os dendritos, soma ou axônio de outro neurônio, ou até em um músculo ou célula glandular. A comunicação entre as células ocorre por meio de uma sinapse elétrica ou química.
Assinale a alternativa que diferencia a sinapse química da elétrica.
A.
Nas sinapses elétricas, secretam-se substâncias químicas que se difundem pela fenda sináptica.
B.
Nas sinapses químicas, as membranas dos neurônios pré-sinápticos entram em contato, e junções comunicantes se formam entre as células.
C.
As sinapses químicas não têm uma fenda sináptica e as sinapses elétricas têm uma fenda que separa os terminais pré e pós-sinápticos.
D.
As sinapses químicas têm uma fenda sináptica que separa o terminal da célula pré-sináptica da célula pós-sináptica.
E.
As sinapses elétricas são encontradas somente em invertebrados, enquanto as sinapses químicas são encontradas em todos os animais.
Respostas
Resposta: D
Explicação:
Resposta:
D. As sinapses químicas têm uma fenda sináptica que separa o terminal da célula pré-sináptica da célula pós-sináptica.
Explicação:
Nas sinapses químicas, existe espaço entre a membrana da célula pré-sináptica e a membrana da célula pós-sináptica, conhecido como fenda sináptica. A informação é transmitida, pela fenda sináptica, por meio de neurotransmissor, substância liberada do terminal pré-sináptico que se liga a receptores localizados no terminal pós-sináptico. As sinapses elétricas permitem o fluxo de corrente de uma célula excitável a outra por meio de vias de baixa resistência entre células chamadas junções comunicantes: a membrana dos neurônios pré-sinápticos e pós-sinápticos entram em contato, e junções comunicantes se formam entre as células.