• Matéria: Contabilidade
  • Autor: kamillaraposo93
  • Perguntado 4 anos atrás

A informação sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período, é relevante, pois isso ajuda os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa. Avalie a seguinte descrição: "Neste regime de contabilidade a Receita é considerada no ato, no fato do recebimento monetário, e as despesas no momento do pagamento monetário. Ou seja, neste regime, o resultado é apurado pelo confronto entre os recebimentos e os pagamentos no decorrer do período. É o regime utilizado pelas entidades sem fins lucrativos e é o mais simples e é utilizado pelas microempresas. Este conceito representa:

Alternativas:

a)
Princípio da Entidade.

b)
Regime de Competência.

c)
Regime de Caixa.

d)
Regime Econômico.

e)
Princípio da Continuidade.

Respostas

respondido por: pri03637
1

Resposta:

A sigla DFC significa Demonstração do Fluxo de Caixa e é um relatório de contabilidade que pretende mostrar as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa e quais foram os resultados desse fluxo.

Também conhecida como Demonstrativo do Fluxo de Caixa, a DFC ajuda a entender e analisar a capacidade de uma empresa de gerar caixa e equivalentes de caixa em um determinado período por meio dos seus pagamentos e recebimentos em dinheiro

Esse relatório detalha qual a origem dos recursos obtidos por uma empresa e como eles foram aplicados. Apesar de seu nome, a DFC não inclui apenas o fluxo de caixa propriamente dito. Entram na demonstração, além do caixa, todas as outras contas do grupo do disponível, como contas bancárias e aplicações de liquidez imediata.

Para que serve a DFC?

A elaboração da DFC é obrigatória para diversos tipos de empresas. Para as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2 milhões, a obrigatoriedade foi determinada pela lei nº 11.638/2007, que entrou em vigor em 2008. Já para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a determinação está na NBC TG 1000.

A demonstração deve ser apresentada pelo menos uma vez por ano, junto aos outros relatórios contábeis presentes no balanço da empresa. Sua obrigatoriedade tem relação com o fato de que, por meio de análises e auditorias, é possível entender mais não apenas sobre a saúde financeira da empresa, mas também buscar erros e possíveis fraudes contábeis.

No aspecto gerencial, entre as finalidades da elaboração da DFC está a de obter um controle maior sobre o planejamento financeiro da companhia.

respondido por: jasminehs
0

Resposta:

d)

Regime Econômico.

Explicação:

Perguntas similares