• Matéria: Ed. Física
  • Autor: EdileneMadeira
  • Perguntado 4 anos atrás

A Educação Física utiliza a prática corporal como uma forma de expressão de um cenário cultural produzido por diferentes grupos sociais no transcorrer da história. Na prática pedagógica, esse conjunto de elementos culturais deve trazer significação e reflexão para o aluno.

O professor de Educação Física estruturou o planejamento anual para suas turmas do Ensino Médio, por bimestre, para que, além da prática corporal propriamente dita, os conteúdos façam interlocução com outros temas, tendo como fundamentação a abordagem da cultura corporal.

A escola está localizada em uma comunidade violenta, então o professor pensou em uma atividade que se relaciona à cultura da paz com o esporte.

Descreva quais conteúdos da Educação Física e que diálogos são possíveis para o sucesso da atividade.

Respostas

respondido por: marizete261283
8

Resposta:

O professor de Educação Física pode trabalhar com o tema esportes para promover a cultura da paz. Um dos conceitos de esporte está na sua relação com a competitividade e com as regras estabelecidas.

Ao participar de uma competição, o aluno aperfeiçoa suas aptidões físicas, resultando em desempenho máximo, que pode levá-lo à vitória. O trabalho em equipe, no esporte coletivo, significa alcançar metas e, ao mesmo tempo, desfrutar do prazer em participar de algo.

A competição é cercada pelas regras do esporte, que, em analogia, são regras de convivência em uma sociedade. Dessa forma, elegem-se valores que, ao surgirem durante a competição, evidenciam a civilidade humana; assim, a agressividade e a violência são cerceadas pelas regras do esporte.

É possível considerar que a regra do jogo, o chamado fair play, é uma lei imposta pelo consentimento mútuo entre os participantes. Com isso, o respeito é obrigatório, e ao mesmo tempo sentimentos de companheirismo e cumplicidade são colocados em ação. Se há desequilíbrio dessas forças, o conflito é iminente, e, nessa condição, as competências socioemocionais emergem, como a cooperação, o diálogo e a solidariedade, que são essenciais para apaziguar os estados emocionais que estão exacerbados.

A afetividade encontra, na cultura corporal, um contexto favorável, no qual a intensidade e a qualidade dos humores afetivos vivenciados na prática propriamente dita, ou ao ser espectador de um evento esportivo, afetam as ações e as decisões racionais.

Em uma competição, a vitória e a derrota são inerentes ao espetáculo esportivo. Dessa forma, o trabalho com a racionalidade e a afetividade, nas aulas de Educação Física, faz com que o aluno possa refletir sobre temas como a espetacularização no esporte, levando o aluno também a uma cultura de paz.

Explicação:

respondido por: Alexv11
0

Os conteúdos da Educação Física que podem ser abordados na atividade relacionada à cultura da paz e ao esporte podem incluir:

  • A história do esporte como uma forma de unir as pessoas e promover a paz e a tolerância;
  • Os valores e os princípios do esporte, como o fair play e o respeito ao adversário;
  • As diferentes formas de prática esportiva que promovem a inclusão e a participação de todos.

Educação Física

Além disso, os diálogos possíveis podem incluir a discussão sobre como o esporte pode ser utilizado como um meio para promover a paz e a resolução pacífica de conflitos, bem como a reflexão sobre o papel do esporte na construção de uma cultura de paz em uma comunidade violenta.

É importante lembrar que esses conteúdos e diálogos devem estar de acordo com os objetivos da Educação Física, como o desenvolvimento físico, social e psicológico dos alunos, e devem ser adaptados à realidade e às necessidades da comunidade em que a escola está localizada.

Leia mais sobre a educação física aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4179252

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares