Questão 5 - Na modernidade, podemos pensar filosoficamente outros conceitos para o mito, pois como já vimos, existem várias formas de ver e entender o mundo. Um desses modos de entender o mito é (re) pensá-lo como aquilo que imaginamos de nós mesmos a partir de uma aparência que acreditamos ser a realidade. Este modo de pensar é chamado de:
(a)Fantasmagoria
(b)Progressista
(c)Racionalista
(d)Imaginativo
Respostas
Resposta:
c racionalista
Explicação:
por que sim
1)O mito narra a origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens. Como os mitos sobre a origem do mundo são genealogias, diz-se que são:
R:Cosmogonias e teogonias.
2)(Enem/2012)Novas tecnologias. Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado. Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento. Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados. SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva:
R:tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.
3)A narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo, a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas é nomeada
como:
R:Cosmogonia.
4)Na modernidade, podemos pensar filosoficamente outros conceitos para o mito, pois como já vimos, existem várias formas de ver e entender o mundo. Um desses modos de entender o mito é (re) pensá-lo como aquilo que imaginamos de nós mesmos a partir de uma aparência que acreditamos ser a realidade. Este modo de pensar é chamado de:
R:Fantasmagoria
Explicação:Confie em mim!