Quando uma folha de papel queima, diz-se que há uma reação química. Já quando uma folha de papel é rasgada, não há reação química. Assinale a alternativa que explica a diferente classificação de ambos os processos, considerando as propriedades iniciais e finais em cada situação. *
a) Ao queimar um papel ocorre uma reação química que é caracterizada por uma mudança de estado físico. O papel vai do estado sólido para o estado de cinzas. Diferente da queima ao amaçar o papel estamos provocando uma mudança nas substâncias que o compõe, pois a força que é exercida sobre a superfície do papel é suficiente para rearranjar os átomos desse material.
b) O enunciado da questão traz propositalmente uma incoerência, pois em ambos os casos apresentados ocorre apenas uma mudança de estado físico. No caso da queima do papel esse processo é mais evidente, pois durante a queima é possível perceber a passagem do papel para o estado gasoso e o estado de cinzas ao final do processo. No outro caso, a mudança é mais sútil, inicialmente temos o papel no estado bidimensional e ao final o papel no estado tridimensional.
c) Quando um papel é queimado o resultado da queima, as cinzas, é um material cujas substâncias são completamente diferentes daquelas presente no papel intacto, por isso afirma-se que ocorreu uma reação química. O simples ato de massar um papel é uma transformação física, pois as substâncias que compõem o papel amassado são as mesmas que compõem o papel intacto. Neste último caso houve apenas uma mudança no formato do papel.
d) Não é possível afirmar no caso específico do papel que ocorreu ou não ocorreu uma transformação física ou química, pois o estado final de ambos os processos é o caraterizado pela presença do papel. Na queima o resultado é o papel queimado e quando amassamos o papel temos como resultado o papel amassado. O papel está presente nos dois resultados, por isso processo é caracterizado como neutro.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa c)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás