EXPLIQUE como as medidas adotadas pelo reformador Sólon contribuíram para a formação da democracia ateniense.
Respostas
Resposta:
Assumindo o poder absoluto (594 aC), o governador perdoou as dívidas dos agricultores, proibiu a escravidão por dívidas, aboliu as hipotecas de pessoas e bens, libertou pequenos proprietários de terras escravizados e restringiu a propriedade agrícola. Reduziu o âmbito do poder e da arbitrariedade. Reorganizou as instituições políticas, concedeu trabalhadores livres o direito de votar sem bens, codificou esse direito e promulgou legislação especial sobre o uso de fontes de água públicas (594 aC). Implementou reformas políticas e regulamentou o exercício do poder em várias categorias sociais.
Ele criou um conselho de 400 membros, estabeleceu um tribunal popular e quebrou o monopólio da pátria mãe em cargos de alto escalão. De acordo com o valor dos impostos pagos, as pessoas têm direito a voto, que se divide em quatro categorias. A última categoria são os seios, que são isentos de impostos, embora restritos, participam de parlamentos e tribunais populares. Essas medidas para salvaguardar a liberdade pessoal deixaram uma marca na história da democracia em Atenas, criando uma base política e jurídica, permitindo que a famosa democracia ateniense emergisse após a tirania dos psistrátidas.
Seus decretos são veiculados em poemas brilhantes, documentos históricos autênticos, quase sem fragmentos. É pautado por interesses coletivos, a religião e a moral mostram respeito por todos, e a lealdade ao país também reflete esse interesse coletivo.