Leia o texto abaixo.
Planejamento e prática para uma vida financeira saudável
Mães e pais [...] vão concordar comigo: para ter sucesso na formação de uma reserva financeira, é essencial que haja colaboração de toda a família. Na mesma casa, todo mundo deve ter objetivos em comum, afinal, uma pessoa sozinha não será capaz de realmente guardar dinheiro se não compartilhar sonhos e metas com quem divide os boletos.
Por isso, é tão importante incentivar a cultura de poupar desde cedo, ser transparente e colocar em prática formas simples de reservar uma parte da renda [...].
Uma vida financeira pessoal saudável requer planejamento. Compreender qual é a renda total familiar, determinar quanto pode ser gasto e visualizar o que vai acontecer nos próximos meses são passos essenciais na construção de uma vida financeiramente mais estável.
Esse desafio é ainda maior no começo do ano, época de maior comprometimento da renda no curto prazo. Os meses de janeiro e fevereiro reúnem uma série de despesas extras [...].
É fato que gastos extras vão sempre acontecer. Nesses casos, o crédito pode ser uma alternativa. [...]
Caso o caminho do crédito seja adotado, o fundamental é deixar a parcela adaptada à renda mensal para não gastar mais do que se ganha. É muito importante fazer essa soma detalhada dos gastos reais e ver se o total está dentro da renda mensal familiar. No horizonte de mais longo prazo, prever o que será necessário para reorganizar as necessidades financeiras momentâneas e transformar os projetos em realidade.
JUNIOR, Joseph Brais. Planejamento e prática para uma vida financeira saudável. In: O dia. 2021. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2021. Fragmento. (P080827I7_SUP)
Nesse texto, para sustentar a tese de que é essencial a colaboração de toda família para um bom planejamento financeiro, o autor utiliza o argumento:
“... afinal uma pessoa sozinha não será capaz de realmente guardar dinheiro se não compartilhar sonhos e metas com quem divide os boletos.”. (1º parágrafo)
“Esse desafio é ainda maior no começo do ano, época de maior comprometimento da renda...”. (4º parágrafo)
“... o fundamental é deixar a parcela adaptada à renda mensal, para não gastar mais do que se ganha.”. (6º parágrafo)
“No horizonte de mais longo prazo, prever o que será necessário para reorganizar as necessidades financeiras momentâneas...”. (6º parágrafo)
PRESCISO DISSO PRA AGORAAAA, PFVV
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
C
Explicação:
“... o fundamental é deixar a parcela adaptada à renda mensal, para não gastar mais do que se ganha.”. (6º parágrafo)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás