O tema da influência da saúde sobre as condições e a qualidade de vida, e vice-versa, tem ocupado políticos e pensadores ao longo da história. Já no século XVIII, quando ocupava as funções de diretor geral de saúde pública da Lombardia austríaca e professor da Faculdade de Medicina, Johann Peter Frank escreveu, no seu célebre “A miséria do povo, mãe das enfermidades”, que a pobreza e as más condições de vida, trabalho, nutrição etc. eram as principais causas das doenças, preconizando, mais do que reformas sanitárias, amplas reformas sociais e econômicas. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A lógica do processo evolutivo sempre obedeceu à ótica do avanço do capitalismo na sociedade brasileira, sofrendo a forte determinação do capitalismo a nível internacional.
II. A dualidade entre medicina preventiva e curativa sempre foi uma constante nas diversas políticas de saúde implementadas pelos vários governos.
III. As ações de saúde propostas pelo governo sempre procuram incorporar os problemas de saúde que atingem grupos sociais importantes de regiões socioeconômicas igualmente importantes dentro da estrutura social vigente.
IV. A evolução histórica das políticas de saúde está relacionada diretamente a evolução políticosocial e econômica da sociedade brasileira, não sendo possível dissociá-los.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, III e IV, apenas.
b)
I, III e IV, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
e)
I, II, III e IV. - ALTERNATIVA CORRETA - CORRIGIDA PELO O AVA
Respostas
respondido por:
44
Resposta:
e) I, II, III e IV
Explicação:
ALTERNATIVA CORRETA - CORRIGIDA PELO O AVA
respondido por:
3
Resposta:
e)
I, II, III e IV.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
e) I, II, III e IV
Explicação:
ALTERNATIVA CORRETA - CORRIGIDA PELO O AVA