Respostas
Resposta:
*Sócrates racionalmente, observando os acontecimentos ao seu redor e a forma humana de conhecer e de imaginar, concluiu que é ilógico que a alma humana seja finita.
Ele defendeu que mesmo quando o corpo de alguém morre, sua alma não pode morrer. Para concluir isso ele analisou o intelecto humano e notou que certos pensamentos só são possíveis se a alma não morrer, são chamados pensamentos universais.
*Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
*Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”. A busca pela felicidade seria uma finalidade natural dos seres humanos. A felicidade é um fim em si mesma, (ser feliz é o objetivo da própria felicidade) os seres humanos buscam a boa-vida, justa e feliz.