Sabemos que as biomoléculas presentes nas células de todos os seres vivos são, geralmente, compostos orgânicos formados de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Entretanto, as substâncias inorgânicas como água e sais minerais são também essenciais à vida. Então, cite a importância dessas biomoléculas e dê exemplos de substâncias orgânicas.
Respostas
Resposta:
O que é?
As biomoléculas auxiliam nos processos químicos dos seres vivos e em geral são classificadas como orgânicas, mas podem também ser inorgânicas. Além de integrarem os seres humanos e outros animais, podem ser encontradas também em elementos inertes da natureza, como a água e os sais minerais.
Qual a importância?
Esses compostos estão interligados diretamente com o metabolismo energético do indivíduo. Os sais minerais por exemplo, contribuem com as funções metabólicas diretamente, doando substâncias como sódio, potássio, cálcio e ferro. Se houver escassez dessas substâncias inorgânicas, o corpo fica vulnerável, podendo adquirir doenças.
Substâncias orgânicas:
As biomoléculas orgânicas são aquelas que apresentam uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos seres vivos, como as proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, ácidos nucleicos e lipídeos.