Durante um sonho, o químico alemão Friedrich August Kekulé conseguiu decifrar a estrutura do benzeno, em que os 6 átomos de carbono organizam-se em um anel. Com base nos seus estudos experimentais, ele definiu alguns postulados para caracterizar o carbono. Considerando os postulados de Kekulé e a classificação de cadeias carbônicas, é possível dizer que:
A) o benzeno apresenta cadeia fechada e homogênea, formada por 6 átomos de carbono unidos entre si por ligações simples e duplas alternadas, na qual se observa o fenômeno da ressonância.
B) o átomo de carbono apresenta 4 elétrons na camada de valência (tetravalente), permitindo que 1 átomo de carbono estabeleça a formação de 2 pares de elétrons com outros átomos por meio de 4 ligações covalentes.
C) as cadeias alicíclicas correspondem a cadeias fechadas aromáticas, podendo apresentar apenas ligações simples (insaturadas) ou pelo menos uma ligação tripla (saturada).
D) o benzeno tem fórmula molecular C6H6 e todos os seus carbonos são secundários, apresentando 3 ligações sigma e 3 ligações pi entre eles.
E) o átomo de carbono apresenta 4 elétrons na camada de valência (tetravalente), permitindo que o carbono forme ligações iônicas e/ou covalentes, dependendo da eletronegatividade do outro ligante.
Respostas
Resposta:
O benzeno constitui o hidrocarboneto aromático mais importante para a Química Orgânica. A sua descoberta se deu em 1825 pelo físico e químico Michael Faraday (1791-1867) no gás de iluminação usado em Londres na época. Em 1834, outro cientista, o químico Eilhardt Mitscherlich, conseguiu determinar que sua fórmula molecular era composta de seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio (C6H6).
No entanto, por muito tempo, os químicos não conseguiram descobrir qual seria a fórmula estrutural do benzeno. Todas as estruturas propostas, conforme as mostradas abaixo, não explicavam as reações que envolviam esse composto e seu comportamento químico.
Resposta:
A) o benzeno apresenta cadeia fechada e homogênea, formada por 6 átomos de carbono unidos entre si por ligações simples e duplas alternadas, na qual se observa o fenômeno da ressonância.
Explicação: