A charge abaixo faz referência aos testes de tipagem sanguínea. O teste de aglutinação pode ser observado a olho nu e utilizam o princípio da reação anticorpo-antígeno. Nesse tipo de teste são utilizados soros que reagem com os antígenos presentes nas hemácias de cada indivíduo (“A”,”B” e “AB”). O mesmo acontece com o fator Rh que determina a presença do antígeno D na hemácia (Rh positivo). A ausência de antígenos resulta na não aglutinação dos componentes sanguíneos na presença do soro.
1) Considere que a tipagem sanguínea da charge seja de uma gestante. Marque a alternativa que representa respectivamente, as aglutininas que apareceriam no teste e a probabilidade da criança que está sendo gestada desenvolver eritroblastose fetal? *
a) Anti-D, probabilidade nula.
b) Anti-A e anti – B, probabilidade nula.
c) Anti-A e anti-B, probabilidade de 50%.
d) Anti-D, probabilidade de 50%.
Um homem, com tipo sanguíneo O Rh+, casou-se com uma mulher, AB Rh-, com quem teve três filhos. O primeiro filho é do tipo sanguíneo B Rh- e o segundo A Rh+. O filho caçula sofreu um acidente e foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador, onde precisou receber uma transfusão sanguínea. Foi constatado que apenas o pai e o irmão do meio tinham compatibilidade sanguínea com o filho acidentado. Qual o tipo sanguíneo do terceiro filho e quantos litros de sangue estavam disponíveis para ele no banco de sangue do hospital?
2) Assinale a alternativa correta: *
a) A Rh+, 59 litros de sangue.
b) O Rh+, 16 litros de sangue.
c) A Rh-, 43 litros de sangue.
d) B Rh-, 32 litros de sangue.
Respostas
Resposta:
1=B)Anti-A e anti-B,probabilidade nula.
2=A)A Rh+,58 litros de sangue.
Resposta:1
b) Anti-A e anti – B, probabilidade nula.
Explicação:
Como o tipo sanguíneo representado na figura é O+, espera-se que as aglutininas, anticorpos específicos contra determinados aglutinogênios, observadas no exame sejam as do tipo Anti-A e Anti-B, pois o organismo produz apenas aglutininas contra os aglutinogênios que não possui, no caso A e B. Como a mulher possui Rh +, a probabilidade de vir a gestar uma criança que desenvolva eritroblastose fetal é nula, pois essa doença pode afetar apenas crianças RH + geradas por mães com RH -, desde que as mães tenham sido anteriormente sensibilizadas contra o fator Rh.
Resposta:2
a) A Rh+, 59 litros de sangue.
Explicação:
Com os dados do enunciado, pode-se concluir que o filho caçula desse casal possui sangue do tipo A+, pois recebe sangue apenas de seu pai (O+) e de seu irmão do meio (A+), o que exclui os outros tipos sanguíneos. Sendo assim ele pode receber sangue do tipo A+, A-, O+ e O-, somando 59 litros de sangue à disposição no banco de sangue.