1) Como chamamos a parte líquida do sangue? E a parte constituída pelo
componentes celulares? Quais funções possuem as células do nosso sangue? Que
relação tem o sangue com a imunidade do nosso corpo? Por que é tão importante
doação de sangue? E manter sempre os estoques de sangue abastecidos? Que relação
hereditária o sangue possui?
Respostas
Resposta:
1 pergunta: A parte líquida do sangue é chamada de plasma, que é composta por 90% de água, 7% de proteína, 0,9% de sais minerais e 2,1% de outras substâncias. Além disso, o sangue é constituído por uma parte sólida, composta por células e fragmentos de células que em conjunto recebem o nome de elementos figurados.
2 pergunta: De maneira geral nosso sangue é composto por três tipos de células: • As hemácias: possuem função principal de transportar gases oxigênio e carbônico; • Os leucócitos: as conhecidas células brancas que funcionam como um exército de defesa; • As plaquetas: possuem função importantíssima na hemostasia primária (coagulação).
3 pergunta: o exame mais comum para verificar a imunidade é o hemograma As células vermelhas são as responsáveis por indicar presença de anemias, muitas vezes causada por uma alimentação inadequada. Já os leucócitos são considerados extremamente importante quando o assunto é o sistema imune.
4 pergunta: O sangue é indispensável e insubstituível para o nosso corpo, por ser responsável por transportar nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Sem ele, portanto, não é possível viver. Desse modo, a manutenção de estoques adequados nos bancos de sangue é essencial.
5 pergunta:
A hereditariedade, também conhecida como Herança Genética, garante que os fatores genéticos sejam transmitidos através da reprodução dos seres vivos. Todas as informações genéticas estão presentes nos genes, que por sua vez formam o DNA dos indivíduos, apresentando características únicas e partilhadas entre ascendentes e descendentes.